Recém-aposentados são homenageados em programa de acolhimento da Manaus Previdência

24/01/2024 19h54

#paratodosverem – novos aposentados da Prefeitura de Manaus participam de acolhimento na Manaus Previdência

A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, recebeu 50 recém-aposentados na primeira ação de 2024 do programa “Feliz Vida Nova”. A programação foi realizada nesta quarta-feira, 24/1, Dia Nacional do Aposentado, na sede da autarquia, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-sul. A iniciativa, além de informar, acolhe e homenageia o beneficiário que prestou anos de serviço público.

A ação, que faz parte do programa de Educação Previdenciária, contribui com a adaptação às mudanças que acompanham a nova etapa de vida e integra o cidadão à Manaus Previdência e aos projetos psicossociais existentes no órgão. No ano passado a atividade envolveu 85 novos aposentados.

Os participantes receberam uma capacitação sobre direitos e deveres do aposentado e foram informados sobre os serviços e demais ações da Manaus Previdência, voltados ao público-alvo, e dicas de alimentação saudável e bem-estar. Além disso, também conheceram o suporte ofertado pela rede de atendimento à pessoa idosa e ainda sanaram dúvidas acerca da aposentadoria e pensão.

“O Feliz Vida Nova tem como objetivo ambientar o novo aposentado à Manaus Previdência, que passa a ser a nova casa dele, assim que se aposenta. Esse programa reafirma o compromisso da gestão do prefeito Davi Almeida com os aposentados, com os servidores ativos que doaram grande parte da sua vida para o bem do serviço público. Então, ficamos felizes em poder disseminar a cultura previdenciária, de receber as pessoas indicando os direitos, os deveres, dando as boas-vindas e os homenageando”, aponta a gerente de Previdência da Manausprev, Poliane Rio.

Homenagem

Como forma de reconhecimento daqueles que atuaram por anos no serviço público, agregando no desenvolvimento do município, a Manausprev entregou uma placa de homenagem a cada participante do “Feliz Vida Nova”.

“Esta é uma prática de valorização a este recém-aposentado que exerceu sua cidadania servindo à população por meio do serviço público. É uma maneira de demonstrar o quão importante ele é enquanto profissional, e nesse momento de boas-vindas à nova fase que é a da aposentadoria, nós da Manaus Previdência o acolhemos e reconhecemos a sua dedicação”, destaca Poliane.

O professor aposentado, Valdeci Guedes, atuou por 27 anos em escolas municipais. Ele disse que a Manaus Previdência aproxima o cidadão do poder público com iniciativas como o “Feliz Vida Nova”, pois além de ter recebido orientações importantes, também foi homenageado.

“Eu considero que foi bem importante esse reconhecimento e essa questão informativa sobre os direitos dos aposentados e os deveres, porque tendo conhecimento nos fortalecemos para abrir as portas de maneira mais fácil, porque se não sabemos nosso direito, não temos como reclamar”, enfatiza o novo aposentado.

A recém-aposentada, Joaquina Andrade, 64 anos, que atuou por 25 anos na área da Saúde, foi uma das homenageadas. Ela conta que recebe com muito carinho o reconhecimento, além de ter aproveitado as palestras para esclarecer dúvidas sobre seus direitos.

“Fiz o meu nome na Saúde, com muito orgulho, oferecendo meus serviços aos comunitários e às pessoas que nos procuravam. Este momento aqui é muito importante, é de reconhecimento e um esclarecimento para nós, porque às vezes a gente erra pela falta de informações e aqui nos dão a informação correta sobre a nossa aposentadoria, sobre pensão e até dicas de alimentação saudável e saúde”, declarou.

Janeiro Branco

Durante a ação, o setor Psicossocial da Manaus Previdência realizou uma conscientização sobre o “Janeiro Branco”, campanha que aborda a saúde mental e o bem-estar emocional, cujo slogan deste ano é “Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”.

Texto – Renata Felix / Manaus Previdência

Fotos – Divulgação / Manaus Previdência