Manaus Previdência esclarece regras sobre direito à aposentadoria e pensão dos servidores municipais em palestras educativas

06/12/2023 18h38

#paratodosverem – Diretora do Manaus Previdência palestra para servidores

Para garantir a informação atualizada sobre o direito a benefícios como aposentadoria e pensão por morte ou incapacidade permanente, servidores da Prefeitura de Manaus participaram da palestra “Legislação Previdenciária”, oferecida pela Manaus Previdência. A iniciativa aconteceu na tarde desta quinta-feira, 6/12, na Casa Militar, no bairro Compensa, zona Oeste.

A ação que faz parte do programa “Manausprev Itinerante”, aborda temas como tempo de contribuição, acúmulo de benefícios, idade,  dependentes, segurados, entre outros, que geram dúvidas no servidor ativo.

“O projeto dissemina a cultura previdenciária entre os servidores para que conheçam os seus direitos previdenciários e se preparem para o momento de aposentadoria, possibilitando, inclusive, que instruam outros colegas, tornando-se agentes multiplicadores de informação. É também um modo da Manaus Previdência estreitar o relacionamento com esse servidor, apresentando a Autarquia, o que ela faz, sua competência e importância”, explica a diretora de Previdência da autarquia, Ana Sílvia Domingues, palestrante do programa Manausprev Itinerante.

A ação é realizada em parceria com os demais órgãos da Prefeitura de Manaus com o intuito de abranger grande parcela dos servidores públicos municipais ativos.

O coordenador técnico da Casa Militar, José Adone Paiva, aproveitou o momento para esclarecer dúvidas sobre sua futura aposentadoria e a atual situação do irmão dele que já recebe o benefício.

“Como hoje nós estamos na preocupação do futuro da nossa aposentadoria, a doutora Ana me esclareceu dúvidas e me informou situações até então pouco conhecidas. É muita informação, e eu abri os horizontes para pesquisar, procurar mais detalhes sobre a minha posição como futuro aposentado e esperar que, quando chegar a época, eu esteja com o melhor esclarecimento e não tenha nenhum tipo de dúvidas, conseguindo a minha aposentadoria da melhor maneira possível”.

Manausprev Itinerante

O programa Manausprev Itinerante abrange um conjunto de atividades que visa o compartilhamento e a disseminação de informações técnicas e jurídicas sobre a previdência do servidor público municipal.

São realizadas reuniões operacionais, treinamentos em sistemas e palestras que se destinam a dois públicos distintos: os servidores que atuam nos setores de Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas das secretarias, e os servidores ativos em geral.

Texto e fotos – Renata Felix / Manaus Previdência