Manausprev reúne comitê para fortalecer cumprimento dos requisitos da organização internacional ISO 9001:2015

27/03/2024 16h28

A Manaus Previdência, integrante da administração indireta da Prefeitura de Manaus, realizou a terceira reunião ordinária do seu Comitê Multiplicador da Qualidade (CMQ), que atua no cumprimento dos requisitos da Organização Internacional para a Padronização  – ISO 9001:2015, certificação mantida pela autarquia desde 2016. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 27/3, na sede da autarquia, no bairro Chapada, zona Centro-Sul.

O CMQ fortalece, ainda, a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão RPPS).

Os membros discutiram sobre os status da capacitação em Pró-Gestão, e dos planos de ação; a revisão dos documentos do SGQ que inclui a política da qualidade, a visão, a missão, os valores, objetivos e o escopo adotados pela Manaus Previdência; e também as orientações e procedimentos técnico-administrativos para atender as normas da   ISO 9001:2015.

“Os segurados e beneficiários da prefeitura e Câmara Municipal de Manaus (CMM) são afetados diretamente com a ação do CMQ, pois é fundamental para promover a cultura da qualidade, a disseminação de boas práticas em conformidade com as políticas e procedimentos internos da Manausprev, junto a todos os servidores”, explica a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

O comitê contribui para manter o elevado padrão de gestão da qualidade e foca, ainda, na melhoria contínua dos processos, além da satisfação do público-alvo da Manaus Previdência. Possui 25 membros, sendo um representante de cada setor da autarquia, e foi instituído por meio da Portaria 51/2024 de 19 de janeiro de 2024.

Certificação ISO 9001:2015

Em novembro de 2023, a Manaus Previdência passou pelo processo de auditoria externa realizada pelo Instituto Totum, que recomendou a manutenção da certificação NBR ISO 9001:2015. Esta recomendação atesta o nível de excelência da gestão da qualidade que a autarquia mantém, comprovando que seu Sistema de Gestão da Qualidade permanece implementado, cumprindo os requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando desta forma, a satisfação do público-alvo.

Pró-Gestão RPPS

Desde 2020, a Manaus Previdência se mantém no nível IV, o mais alto padrão de certificação de gestão de RPPS. Pelo quinto ano consecutivo, a Manaus Previdência passou por auditoria para verificar o cumprimento dos requisitos do Pró-Gestão RPPS. Durante três dias, de 25 a 27 de setembro do ano passado, todos os setores da autarquia e áreas específicas do Município de Manaus foram auditados pela empresa certificadora Totum.

Texto – Renata Felix / Manaus Previdência

Fotos – Divulgação / Manaus Previdência