Manausprev reúne gestores de previdência do AM para discutir projeções do mercado financeiro

Por Prefeitura de Manaus

13/03/2024 16h09

Icone audio
#paratodosverem – participantes do encontro na Manausprev

A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, em parceria com o Santander Asset Management, realizou um encontro sobre o mercado financeiro, com a participação de representantes de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de municípios do Amazonas, e órgãos afins. A iniciativa aconteceu nesta quarta-feira, 13/3, na sede da autarquia, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul.

O objetivo do encontro foi de atualizar e qualificar servidores, conselheiros, comitentes e dirigentes de RPPS, em busca da integração das equipes e pelo fortalecimento dos regimes próprios do Amazonas.

O cenário econômico, projeções e fundos foram os temas das palestras realizadas por especialistas, além das expectativas acerca do mercado financeiro e informações sobre produtos de investimentos oferecidos aos RPPS.

“Diante do mercado financeiro dinâmico no Brasil e no mundo, precisamos estar sempre atentos e alinhados para fazer as melhores escolhas em investimentos para o RPPS. Com esse intuito, buscamos conhecimento por meio de profissionais e instituições renomadas que nos ajudam a analisar o mercado e a conhecer as melhores estratégias”, explicou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

Participaram do encontro, a Fundação Amazonprev, o Instituto de Previdência Própria de Tabatinga (Ipretab), o Sistema de Previdência dos Servidores Públicos – Presidente Figueiredo (Sisprev), o Instituto de Previdência de Iranduba (Inprev), e ainda a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), a Controladoria Geral do Município (CGM), a Câmara Municipal de Manaus (CMM), e os órgãos colegiados da Manaus Previdência: Comitê de Investimento (Cominv), Conselho Fiscal (Cofis), o Conselho Municipal de Previdência (CMP) e o Conselho Diretor (Codir).

A representante do RPPS de Presidente Figueiredo, Ismelídia Rolim, ressalta que a iniciativa é muito importante para quem atua no interior do Amazonas, devido à dificuldade logística, e que a oportunidade contribui com o acesso ao conhecimento e à informação.

“Temos esse dia para falar sobre investimentos, ainda mais para a gente, que é do interior, saber como anda o mercado e saber como é que está a renda fixa, a renda variável, qual a expectativa futura. Como temos essa preocupação com o que a gente tem no patrimônio, precisamos sempre ter essas informações para estar buscando o melhor caminho para investir, então isso é muito importante”, detalhou.

O líder de estratégia de investimentos no Banco Santander, Samuel Ferraresi enfatizou que a discussão colabora com os RPPS para a tomada de decisões e na identificação das melhores oportunidades do mercado financeiro.

“Esse tipo de evento tem um valor muito grande porque, em essência, a área de estratégia de investimentos de qualquer instituição financeira, o papel principal é de ajudar na tomada de decisão, fazer o trabalho mais rigoroso, mais cansativo, que é o de trabalhar em cima de dados, moê-los, identificar quais são as maiores oportunidades, os maiores riscos”, apontou.

— — —

Texto – Renata Felix / Manaus Previdência

Fotos – Divulgação / Manaus Previdência