Prefeitura encerra colegiado do #SouManaus 2023 com consolidação, fortalecimento e integração de políticas públicas

Por Prefeitura de Manaus

09/09/2023 9h59

Icone audio

Promovido pela Prefeitura de Manaus, por responsabilidade do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), nos dias 5, 6, e 7/9, o colegiado da Matriz de Responsabilidade atuou na construção, fortalecimento e integração de políticas públicas conjuntas que consolidaram o protagonismo do município na organização da edição mais aguardada do #SouManaus Passo a Paço 2023. 

As reuniões diárias do colegiado ocorreram na base estruturada, temporariamente, no Palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro, bairro Centro, mais precisamente em frente à praça Dom Pedro ll. Com o intuito de resgatar a memória afetiva urbana de Manaus, a região central da cidade é o local onde acontece o tradicional circuito do festival de artes integradas da região Norte do país, ocupando uma área de 44 mil metros quadrados. 

De acordo com dados da Fundação Municipalidade de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a edição deste ano movimentou um público rotativo de 420 mil pessoas, quase um terço da população total da capital amazonense, que circularam nos sete palcos e demais estações de entretenimento comum à população. Tendo em vista esse dado, a importância de unir secretarias e órgãos das esferas municipais e estaduais em um único colegiado foi imprescindível para otimizar os trabalhos feitos, nos bastidores, por todos aqueles que ajudaram a construir a melhor edição do #SouManaus 2023 da história. 

O colegiado foi conduzido pelo CCC, que estruturou um observatório para dialogar estratégias em prol do bem-estar da população durante os dias de festival, tais como o monitoramento inteligente no perímetro da região central, atendimentos e serviços de Saúde, equipes à frente da Segurança Pública, agentes e fiscais de Trânsito para ordenamento e circulação de veículos nas adjacências do evento, fiscalização da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos, orientações de Direitos Humanos e, por fim, o supervisionamento dos Ambulantes e Permissionários dentro do circuito foram as principais tratativas nos encontros do colegiado. 

“A decisão pela criação do colegiado e a sua instalação dentro do perímetro do evento foi uma das decisões mais acertadas, porque isso permite que nós tenhamos a noção de toda a situação que está ocorrendo, em tempo real, dentro do circuito do evento. De todas as naturezas, seja da questão da segurança, das atividades dos permissionários, das condições de saúde, nós conseguimos monitorar e acompanhar. E, caso seja apresentada alguma ocorrência para o colegiado, nós conseguimos tratá-la e prestar as devidas soluções de maneira célere”, acentuou o superintendente do CCC, Sandro Diz, que reuniu todas as pastas durante os três dias de evento. 

Colegiado de Grandes Eventos 

A criação do colegiado tornou-se uma constante nas atividades da atual administração municipal por meio do Plano de Ações Integradas (PAI). Uma vez que se decide a montagem de um colegiado dentro de um evento de grande porte como o #SouManaus 2023, que demanda a integração de muitas atividades de diferentes pastas, exige-se igualmente a necessidade de estruturar um colegiado ativo para solucionar os acontecidos junto à coordenação do evento feita pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). 

“O fato da organização do evento ser de responsabilidade do município, e a maioria dos órgãos envolvidos nessa operação serem do município, essa integração vem coroar todo um evento, todo um trabalho que está sendo planejado há meses. A realização do evento, em três dias, é só o que aparece para o público, mas é o resultado do trabalho que vem sendo realizado, de forma coordenada, para que a população experiencie o enaltecimento da cultura local”, acrescentou o superintende do CCC. 

Por conseguinte, a base do colegiado estruturada no festival multicultural teve o papel fundamental de centralizar todos os representantes das secretarias e órgãos, promovendo duas reuniões diárias; sempre uma no início e outra no fim do evento, com foco no apoio situacional e solução de acontecidos diante das pastas que apresentaram suas questões pertinentes. 

Integraram o colegiado da Matriz de Responsabilidade do #SouManaus 2023, representantes das esferas municipais, estaduais e federais: a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Segurança Pública (SEAGI/SSP-AM), Polícia Militar (PM-AM), Policia Civil (PC-AM), de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Limpeza Urbana (Semulsp), Feiras, Mercados e Comércio Informal (Semacc), Casa Militar, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Vara da Infância e Juventude Infracional (TJAM), Secretaria de Estado e Gestão (Sead), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), UGPM-Energia (Seminf), Vigilância em saúde do Amazonas (FVS-RCP/AM), Estado e Administração Penitenciária (Seap), Polícia Técnico-científica (DPTC-AM), Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Estado Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Assistência Social (Seas), Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) Saúde (Semsa e SES).

_ _ _ 

Texto – Samira El kebbe / CCC 

Fotos – Márcio Melo / CCC