Prefeitura de Manaus inicia tratativas para a realização do ‘#SouManaus – Passo a Paço 2023’

22/06/2023 17h32

A Prefeitura de Manaus iniciou a agenda de execuções do “#SouManaus – Passo a Paço 2023”, o maior festival de artes integradas do Norte do país, que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de setembro. O superintendente do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Sandro Diz, esteve reunido, na manhã desta quinta-feira, 22/6, com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Osvaldo Cardoso, para definir os trabalhos que serão efetivados pelos órgãos envolvidos na realização do megaevento.

O encontro aconteceu no gabinete do gestor da Manauscult e contou, ainda, com a participação do diretor de Grandes Eventos da pasta, Reginei Rodrigues, e da consultora técnica e diretora de Comunicação e Marketing da fundação, Emanuelle Baires. Em três dias de evento, a coordenação espera para este ano superar o público de 380 mil pessoas que compareceu na edição do ano passado.

“Esta é a primeira de muitas reuniões setoriais que iremos fazer até a realização do festival.  A partir desta reunião de hoje, elaboramos um planejamento e traçamos um cronograma de execução, que iremos coordenar, em parceria com a Manauscult. Um evento dessa magnitude exige um esforço conjunto. Neste primeiro momento, definimos quais secretarias, agências e departamentos devem ser acionados de imediato. Nossa expectativa é que o público do ano passado seja ultrapassado na edição deste ano”, declarou Sandro Diz.

Para a edição deste ano, a Prefeitura de Manaus já confirmou 12 atrações nacionais, entre elas: Zeca Pagodinho, Zé Felipe, Kevin o Chris, Marina Sena, Léo Magalhães e Humberto Gessinger, fundador da banda Engenheiros do Hawaii. O evento é gratuito e tem como mote a sustentabilidade, ancestralidade e inovação tecnológica.

O “#SouManaus – Passo a Paço 2023” vai reunir, em sete áreas de intervenção cultural, mais de 600 atrações locais de diferentes segmentos, como gastronomia, moda, dança, teatro, cinema, música, artesanato, arte circense, dentre outros.

“A determinação do prefeito David Almeida é de que o festival posicione a capital na rota dos megaeventos turísticos do país e, para isso, contamos, mais uma vez, com o apoio do colegiado que compõe a matriz integrada dos grandes eventos da cidade de Manaus, coordenada pelo superintendente do CCC, Sandro Diz”, finalizou Osvaldo Cardoso.

Números

Em 2022, os espaços do “#SouManaus – Passo a Paço” chegaram a atingir capacidade máxima de público. Na edição de 2019, o evento concentrou 201 mil pessoas ao longo da programação. No ano anterior, mais de 93 mil pessoas estiveram no festival. Em 2017, reuniu 50 mil pessoas. Já em 2016, levou 64 mil pessoas ao centro histórico de Manaus. Em 2015, ocorreram as duas primeiras edições do Passo a Paço, com público estimado em 63 mil pessoas.

Texto e foto – Divulgação / CCC