Prefeitura de Manaus investe em políticas públicas integradas para êxito do #SouManaus 2023

Por Prefeitura de Manaus

31/08/2023 11h56

Icone audio

Como parte da agenda de planejamento para a realização do #SouManaus Passo a Paço 2023, a Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), reuniu, nesta quarta-feira, 30/8, no Palácio Rio Branco, localizado no centro histórico, o colegiado municipal e estadual de secretarias envolvidas na organização do maior festival de artes integradas da região Norte do país.

O objetivo principal do encontro é consolidar a execução do Plano de Ações Integradas (PAI), idealizado pelo CCC, para integrar secretarias e órgãos no desenvolvimento de ações e programas como monitoramento, segurança pública, transporte, saúde, assistência social, iluminação, limpeza e meio ambiente, durante os três dias de evento – 5, 6 e 7 de setembro.

Na avaliação do superintendente do CCC, Sandro Diz, a reunião apresentou um panorama eficaz de cooperação e logística entre as pastas na realização de mais uma edição do #SouManaus 2023.

“O intuito de alinhar as secretarias e órgãos municipais e estaduais reflete no êxito do evento. O PAI promove a cooperação das pastas, por meio de planejamento antecipado, e o resultado são reuniões estratégicas que constroem o #SouManaus do início ao fim. Aqui, o foco é o cuidado com as pessoas, debatendo temas sensíveis onde podemos ter a atuação conjunta do poder público municipal e estadual para resolução situacional. Aqui, falamos de segurança, de monitoramento inteligente, de saúde, de mobilidade urbana, de trânsito e limpeza. Enfim, tudo isso garante o bem-estar da população nos três dias de festival”, afirmou Sandro Diz.

#SouManaus Integrado

Eventos culturais como o #SouManaus Paço a Passo 2023 são geradores de grande público e estão sendo fortalecidos na atual gestão municipal, em primeiro lugar, pelo que representam de oportunidade de lazer, diversão e envolvimento da comunidade, o que naturalmente reverbera na geração de emprego e renda para a população, movimentando a economia criativa, gastronômica e solidária dentro do município.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Osvaldo Cardoso, que está à frente da organização geral do evento, acentua que, na atual gestão, a visibilidade da capital amazonense no cenário latino-americano está sendo impulsionada por meio do #SouManaus Paço a Passo e, por isso, ela quer mais.

“A atual gestão da prefeitura acredita que uma das importantes fontes de renda para o município tende a ser o turismo e isso tem atraído visibilidade no contexto da América Latina. E isso só é possível com muito planejamento e integração de todos para que a gente tenha, dentro da gestão, tudo sob controle, tudo o que vai acontecer, todo o monitoramento, e o que cada secretaria fará dentro do evento. Esse colegiado é para melhor atender, para melhor organizar e dar conforto para a população nessa edição mais que especial do #SouManaus 2023”, expressou o diretor-presidente da Manauscult.

Cooperação e monitoramento

Com a expectativa de atrair mais de 150 mil pessoas por dia, a Prefeitura de Manaus organizou um panorama de cooperação entre todas as pastas, municipais e estaduais, envolvidas na realização dessa edição especial de 2023.

Aproximadamente 55 câmeras de última geração, fixas e móveis, do modelo PTZ (Pan, Tilt, e Zoom), estão sendo instaladas em todo o perímetro do centro da Cidade, local onde acontecerá o festival multicultural. O novo sistema de monitoramento é novidade e está modernizando os procedimentos de fiscalização em todas as zonas da capital amazonense.

Além disso, durante o #SouManaus, o CCC tem o papel fundamental de centralizar o colegiado e prestar o devido apoio situacional em supostas gestões de crise, para que nada “saia dos trilhos”, durante toda a realização do festival.

Segurança pública

Com relação a preservação da ordem pública durante o evento, haverá a presença da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

“Nesta reunião, nós fechamos várias atualizações importantes para o festival deste ano. Ano passado, o evento foi um sucesso estrondoso, do ponto de vista de segurança. Este ano, sabemos quantas pessoas irão, e isso é uma vantagem enorme, porque não haverá superlotação, já que só entra quem está devidamente cadastrado e com a sua pulseira”, assegurou o secretário da Semseg, Sérgio Fontes. 

A Semseg cuidará da segurança interna do evento, ou seja, especificamente a área limitada do Paço da Liberdade, com 144 guardas municipais e 50 vigilantes. A PM-AM fará o patrulhamento da parte externa com maior capacidade operativa, também, para policiar na parte interna, por meio de 350 a 450 policiais/dia e suas viaturas.

Uma delegacia móvel também será montada no coração do #SouManaus 2023 para agilizar a ação dos policiais civis e garantir proteção a todos que forem curtir o maior festival da região Norte. Profissionais com autoridade policial da PC-AM, como investigadores e escrivães, darão o suporte nas possíveis ocorrências, com acesso ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

Saúde 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), está estruturando um posto médico próximo ao ‘Palco Bradesco – o Guardião da Amazônia’. O posto médico fixo terá um efetivo de 40 profissionais, por dia, com equipe médica, enfermeiros e técnicos de enfermagem; além de insumos como medicamentos e equipamentos para garantir o primeiro atendimento às pessoas que, por acaso, sofrerem algum dano à sua saúde.

Para o transporte de eventuais pacientes, a Semsa disponibilizará, também, três ambulâncias do Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, caso necessário, uma ambulância para o escoamento fluvial.

Trânsito 

De acordo com informações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), nos dias 5 e 6/9, o fluxo de trânsito no Centro seguirá normalmente até as 19h. No evento, o IMMU disponibilizará, aproximadamente, 200 agentes de trânsito e 50 fiscais de transporte, para fiscalizar as possíveis ocorrências de trânsito no perímetro do centro da cidade.

Assistência social 

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) promoverá ações sociais junto à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Além de trabalhar no recolhimento dos alimentos nos postos de arrecadação, durante os dias 5, 6, e 7, a equipe de Abordagem Social da Semasc contará com 25 servidores/dia, e a Sejusc, com 20/dia.

As pastas promoverão, forma preventiva, orientações à população sobre situações que acarretam violação de direitos às crianças e adolescentes, mulheres, cidadania, idosos, diversidade e gênero, migração e refúgio, políticas sobre álcool e outras drogas, promoção da igualdade racial, trabalho escravo, tráfico de pessoas, diversidade religiosa e Pessoa com Deficiência (PcD).

Iluminação

A iluminação pública no centro histórico da cidade é reforçada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por meio da Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), estritamente nas rotas do transporte público, e igualmente nos terminais de ônibus, iniciando na rua 10 de Julho, seguida da avenida 7 de Setembro e a rua Floriano Peixoto.

Com relação à estabilização da energia no perímetro do Paço da Liberdade, a concessionária Amazonas Energia prestará apoio e suporte durante todos os dias de festival.

“Nós estaremos full-time na base de monitoramento do CCC, para atender qualquer ocorrência, na área sul de distribuição da concessionária, atuando de forma rápida no fornecimento de energia. Teremos uma equipe de técnicos e duas viaturas atuando dentro do perímetro do evento”, informou a gerente de Inteligência da Amazonas Energia, Sandra Nogueira.

Limpeza e meio ambiente

De forma itinerante em mais uma ação, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) está mobilizando 200 profissionais para garantir a limpeza pública em todo o perímetro do Paço da Liberdade durante os dias de evento. Os serviços incluem capinação, lavagem, varrição das ruas e áreas comuns.

Ainda, atividades de conscientização ambiental, que compõem os trabalhos de cunho educativo, com relação ao descarte correto de seus resíduos, serão feitas por 40 agentes nos pontos de coleta distribuídos no evento.

_ _ _

Texto – Samira El kebbe / CCC

Fotos – Phill Lima / Semcom

Disponível em –  https://flic.kr/p/2oZ2Gyg