Prefeitura de Manaus trabalha regulamentando vendedores do comércio informal

23/03/2023 16h28

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), trabalha com o intuito de organizar e regulamentar o comércio informal na capital, e nesta quinta-feira, 23/3, entregou a carteira de permissão de uso do complexo esportivo Casinha Branca, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

Cerca de seis comerciantes informais iniciam as atividades com lanches, churrasquinho, venda de salgados, frutas, entre outras, na área dos novos boxes. De acordo com o subsecretário da Semacc, Sinval Nogueira, todas essas pessoas trabalhavam de forma clandestina espalhadas pelas esquinas do bairro e agora estão devidamente documentadas nos boxes onde vão trabalhar de forma correta, humanizada e padronizada.

“Estamos hoje entregando de fato os boxes, com os documentos que dão autonomia para que essas pessoas possam trabalhar de forma correta, documentadas e padronizadas. Antes, elas trabalhavam nas esquinas do bairro sem o mínimo de estrutura. Agora não. Estão em uma área humanizada, com banheiro, pias, escopo adequado, e vão poder gerar futuramente emprego e renda”, ressaltou.

À frente das ações, o diretor do Comércio Informal da Semacc (Decin), Roberto Bezerra, salientou que os comerciantes que antes viviam em situações de chuva e sol constantes, recebem um local humanizado para melhorar o trabalho, gerar renda e atender a população no entorno do complexo.

“Esses seis comerciantes trabalhavam diariamente em vulnerabilidade, no sol, na chuva, sem estrutura alguma. A administração tem se empenhado ao máximo para que possam gradativamente ter um melhor local de trabalho. Aqui agradeço também a toda equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que sempre é parceira, eles trabalharam na infraestrutura, e a Semacc,  na logística e cuidados com o local e os comerciantes”, ressaltou Bezerra.

Para a ambulante Marinete Azevedo, que trabalhou por anos com vendas em locais não fixos, ter uma área com porta, com chave, vai fazer com que ela não corra mais risco de pegar chuva ou sol e agora ela está realizando um sonho que nunca imaginou.

“Eu nem acredito que estou recebendo esse boxe, que tenho carteira de permissionária, e vou trabalhar fora das ruas, em um lugar que posso dizer que é meu. Gratidão ao prefeito David Almeida, obrigada a todos da Semacc, que junto com outras secretarias não mediram esforços para que esse sonho acontecesse. Vou fazer minhas vendas de forma segura. Agora sou proprietária do meu boxe, obrigada a Deus”, concluiu Marinete.

Texto – Polyana Brelaz / Semacc

Fotos – Gildo Smith / Semacc