Sou Manaus Passo a Paço

29/04/2022 9h33

Bem-vindo ao novo tempo: Sou Manaus – Passo a Paço 2022

A Prefeitura de Manaus disponibiliza a população um projeto que busca integrar cultura, lazer, gastronomia, turismo e sustentabilidade, no Centro Histórico da Cidade de Manaus.

A proposta do prefeito David Almeida é valorizar o Centro de Manaus, reavivar e promover a valorização cultural do Paço da Liberdade, parte integrante do Patrimônio Histórico do Município de Manaus, e de seu entorno (Praça Dom Pedro II, Rua Bernardo Ramos, outros).

Com o objetivo de valorizar, (re)significar e popularizar a área foi desenvolvido um projeto que contempla as seguintes ações e atividades: feira gastronômica; apresentações artísticas (espetáculos de teatro, dança, música e circo), cinema; exposições; feira de antiguidades; desfiles de moda e educação patrimonial.

CONCEITO DO FESTIVAL

A realização do festival “#SouManaus Passo a Paço 2022”, consiste em trazer para cidade de Manaus, conceitos atuais da arte contemporânea e da política de gestão cultural, que são as ocupações urbanas, com intervenções artísticas e criação de novas composições de paisagens e cenários urbanos.

A proposta é habitar todo o território em torno a Praça Dom Pedro II, através de atividades que contemplam diversas linguagens artísticas, bem como, o incentivo a educação patrimonial, a promoção turística local, a gastronomia, a moda, e outros.

Para o fortalecimento do festival, e como proposta desta edição, a Prefeitura de Manaus, pretende realizar shows musicais locais, exposição de arte, apresentações teatrais, exibições de filmes, workshops, lançamentos de livros e show nacionais e internacionais.

Entendendo a gastronomia como parte da cultura, o projeto busca atender diversas linguagens artísticas, contribuindo de forma concreta para a construção e aplicação de uma política cultural para a cidade de Manaus.

O LANÇAMENTO

INFORMAÇÕES GERAIS

No dia 29/4, às 10h horário de Manaus – 11h horário Brasília, realizaremos uma coletiva de imprensa, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro com diversos veículos locais para divulgar e lançar a programação do “#SouManaus Passo a Paço 2022”.

A 7ª edição do Festival “#SouManaus Passo a Paço 2022”, vai contar com atrações internacionais e terá a temática voltada para as raízes amazônicas e sustentabilidade, buscando colocar Manaus na rota do turismo dos grandes eventos musicais.

A potência e diversidade do line-up de música, gastronomia, teatro e de ações de sustentabilidade prometem dar ao festival, em 2022, repercussão internacional. Neste ano, o festival dará o seu último passo e iniciará uma nova fase, passando a se chamar #Soumanaus.

As novidades desta edição envolvem maior área de evento; quatro palcos e espaços exclusivos; quatro dias de evento, sendo um dia com programação infantojuvenil e gospel; mais de 50 atrações locais e 15 nacionais incluindo atrações religiosas, além de expectativa de público de mais de 300 mil pessoas.

Participaram da coletiva, de forma presencial:

Alonso Oliveira (Diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – Manauscult);

Cristian Pio Ávila (Vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – Manauscult);

Israel Conte (Titular da Secretaria Municipal de Comunicação – Semcom);

Jack Serafim (Subsecretário da Secretaria Municipal de Comunicação – Semcom).