Teixeira de Manaus

18/01/2024 13h31

O prefeito de Manaus, David Almeida, e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) manifestam profundo pesar pela morte do músico amazonense Rudeimar Soares Teixeira, o Teixeira de Manaus, nesta quinta-feira, 18/1, aos 79 anos.

“Neste momento de tristeza e dor, prestamos todo o nosso apoio e sentimentos de pesar aos familiares, amigos e admiradores do artista Teixeira de Manaus, grande saxofonista, expoente da música popular amazonense, o nosso Rei dos Beiradões”, destacou o prefeito.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Reginei Rodrigues, também lamentou a perda do artista.

“Teixeira de Manaus é a nossa referência da música de ‘beiradão’, vendeu mais de 100 mil discos, chegando em uma época a vender mais que o Roberto Carlos. É uma perda inestimável para a cultura amazonense. Que Deus conforte os familiares desse grande ícone”, disse Rodrigues.

Teixeira de Manaus nasceu em 8 de dezembro de 1944, na costa do Catalão, comunidade localizada na confluência dos rios Solimões e Negro, região pertencente ao município de Iranduba (AM).

Desde os 18 anos, inspirado no pai, dedicou sua vida à música, tendo alcançado seu auge como saxofonista nas décadas de 80 e 90, com gravação de discos instrumentais como solista e diversos shows pelo país. Foi descoberto pelo paraense Pinduca, na capital amazonense, em 1979, e em 1981, lançou seu primeiro disco, o Solista de Sax,  tornando-se um sucesso absoluto na região.

Considerado um dos precursores do movimento artístico chamado Beiradão, utilizando o sax alto com diversos ritmos musicais, destacou-se por sucessos como Deixa Meu Sax Entrar, Lambada pra Dançar, Vamos Cumbiar e Balançando o Sax.

O velório do artista acontece na funerária Recanto da Paz, na avenida Coronel Cyrillo Neves, no bairro Santo Agostinho.

Texto – Divulgação/Semcom/Manauscult