Prefeitura alinha detalhes do evento ‘Manaus Cidade Sul-Americana do Desporto’

02/02/2024 18h30

#paratodosverem – representantes dos órgãos da prefeitura na reunião no CCC

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), juntamente com a Fundação Manaus Esporte (FME), realizou, nesta sexta-feira, 2/2, na sede do órgão, na avenida Efigênio Salles, em Adrianópolis, zona Centro-sul, mais uma reunião de alinhamento dos detalhes do evento que reconhece a capital amazonense como “Cidade Sul-Americana do Desporto” de 2024.

A programação acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. Para a abertura, na Casa de Praia Zezinho Corrêa, localizada no Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, está prevista a apresentação temática de um ritual indígena, enaltecendo as raízes culturais locais e celebrando a diversidade da região. A coordenação estima a participação de cerca de 20 mil pessoas.

A certificação é conferida pelo Parlamento Europeu e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por meio da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa/European and Cities of Sport Federation).

“O Colegiado Municipal, coordenado pelo CCC, será ativado na Ponta Negra, onde acontecerá a abertura deste evento histórico. Estaremos, também, monitorando por imagens o perímetro da Ponta Negra, garantindo, além do sucesso de todas as atividades programadas, sobretudo o bem-estar dos manauaras fãs de esporte”, destaca o superintendente do CCC, Sandro Diz.

A programação do evento inclui uma visita técnica da comitiva da ACES Europa aos diversos espaços e equipamentos esportivos mantidos pela Prefeitura de Manaus, incluindo a comunidade Nossa Senhora do Livramento, situada na zona ribeirinha da cidade. Essa iniciativa destaca o compromisso da administração municipal em promover o esporte e o lazer para todas as idades e em todas as zonas geográficas da cidade.

Reconhecimento

O título é concedido a municípios que se destacam pela excelência em programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para o incentivo às práticas esportivas, promovendo ações democráticas, competitivas e de saúde pública, como explica o vice-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Mário Barros.

“Desenvolvemos um plano para posicionar Manaus entre as principais cidades esportivas globalmente. Em conformidade com a visão do prefeito David Almeida, estamos coordenando esforços conjuntos para realizar essas iniciativas. Realizamos uma reunião crucial aqui no Centro de Cooperação da Cidade, reunindo todas as áreas envolvidas na celebração deste reconhecimento esportivo para Manaus”.

Além do prestígio internacional, a certificação contribuirá para atrair investimentos e parcerias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida local.

Cooperação Municipal

A criação do Colegiado Municipal, uma iniciativa integrada ao Plano de Ações Integradas (PAI), idealizado pelo Centro de Cooperação da Cidade, reflete o compromisso da administração municipal em promover uma gestão integrada. A estruturação deste colegiado, composto por representantes de diversas pastas municipais, evidencia a necessidade de cooperação e coordenação para o sucesso do evento.

O colegiado da Matriz de Responsabilidades do evento “Manaus Cidade Sul-Americana do Desporto” de 2024 inclui representantes de diversas áreas, como Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação Dr. Thomas (FDT), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Limpeza Pública (Semulsp), Feiras, Mercados e Comércio Informal (Semacc), Casa Militar, Infraestrutura (Seminf), Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conselho Tutelar, Saúde (Semsa), Fundo Manaus Solidária (FMS), Cerimonial e Comunicação (Semcom).

Texto – Samira El kebbe / CCC

Foto – Divulgação / CCC