Comitê da “Cidade Sul-Americana do Desporto” visita núcleos esportivos da Prefeitura de Manaus

23/02/2024 20h12

#paratodosverem – equipe da Ace Europa visita núcleo de esportes Dom Jackson, na Compensa

Após o recebimento oficial do título de “Cidade Sul-Americana do Desporto” de 2024, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), segue acompanhando a agenda do Comitê Europeu na capital amazonense. Nesta sexta-feira, 23/2, a equipe visitou dois núcleos esportivos da Fundação Manaus Esporte (FME), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Arena da Amazônia.

A visita começou logo pela manhã, no Núcleo Rouxinol, que fica localizado no bairro Cidade Nova e é referência no atendimento ao público da terceira idade, sendo o atual tetracampeão das Olimpíadas da Terceira Idade da FME. Em seguida, o Comitê compareceu ao Parque Municipal do Idoso, conheceu a estrutura e viu de perto o 1º workshop de badminton escolar, voltado para a capacitação de mais de 120 educadores físicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“A importância da visita de hoje é que os nossos convidados puderam ter acesso à parte da nossa estrutura, a dois centros, onde são desenvolvidas atividades tanto de iniciação esportiva quanto de atenção à terceira idade. Mas o que mais encantou foi a estrutura da Fundação Doutor Thomas, do Parque Municipal do Idoso, onde eles puderam observar várias atividades e ações voltadas para a saúde do idoso, seja ela uma saúde mental, a saúde física, e gostaram muito do que viram, tanto na parte de infraestrutura, quanto de organização”, disse o diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira.

O titular da FME relatou, ainda, que “na parte da tarde, eles visitaram, também, a Arena da Amazônia e o Museu Olímpico do Dr. (Roberto) Gesta, o maior museu privado do planeta, e ficaram super encantados. Justificamos o porquê de Manaus ser a Cidade Sul-Americana do Desporto”, destacou.

Badminton

A primeira parte do workshop apresentou os equipamentos utilizados para praticar a atividade. Em seguida, os educadores foram para a quadra onde realizaram atividades com balão, petecas e raquetes. O professor Luiz Oliveira, chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), explicou que a orientação é fundamental para ilustrar a qualidade do conteúdo que é passado nas escolas e núcleos esportivos.

“Realizamos este workshop com essa união entre Semed e FME, ressaltando para a comitiva que Manaus está preocupada com a capacitação de seus profissionais que trabalham diretamente com o desporto na cidade. Todos aqui receberam orientações para serem repassadas nas escolas e núcleos esportivos do município. O esporte é uma ferramenta de transformação, que pode atuar cada vez mais no desenvolvimento das crianças”, sugeriu.

O grupo também esteve na reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que deu apoio à candidatura de Manaus. Com a consolidação do título, foram iniciadas conversas para serem aliados nos avanços no campo científico e projetos futuros, no calendário do planejamento de ações da “Cidade Sul-Americana do Desporto”.

O Comitê Europeu foi conhecer a Arena da Amazônia, palco da Copa do Mundo de 2014 e dos principais jogos dos clubes amazonenses desde então. Por fim, o Núcleo Dom Jackson, que fica no bairro Compensa, recebeu a visita e a avaliação.

Neste sábado, 24/2, terceiro e último dia de programação, o Comitê vai acompanhar os Jogos Interculturais Indígenas, na comunidade Nossa Senhora do Livramento.

Texto – Divulgação / FME

Fotos – Divulgação / FME