Comitê da Cidade Sul-Americana do Desporto visita Parque Municipal do Idoso

23/02/2024 17h43

#paratodosverem – comitiva da Aces Europa visita Parque Municipal do Idoso

O Parque Municipal do Idoso (PMI), da Prefeitura de Manaus, recebeu nesta sexta-feira, 23/2 a visita técnica do Comitê da Cidade Sul-Americana do Desporto. O objetivo foi conhecer o trabalho realizado em prol da qualidade de vida da população idosa em Manaus. Localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, o parque é considerado um dos principais pilares da Fundação Doutor Thomas.

Durante a visita, a comitiva acompanhou as atividades diárias que são oferecidas para o público da terceira idade naquele espaço que, inclusive, impulsionou a capital do Amazonas ser a primeira cidade da região Norte do Brasil a receber a premiação, em reconhecimento pela excelência no incentivo a práticas esportivas, por meio da Prefeitura de Manaus. O título foi concedido pelo comitê de avaliação da Aces Europe em dezembro de 2023, em Bruxelas, na Bélgica, com a chancela da (Unesco).

O modelo de trabalho recebeu a aprovação do presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto e membro da direção da Aces Europa, Nuno Santos. “Infelizmente um parque como este não existe na Europa, um parque para idosos. Estamos impressionados e, mais que tudo, penso que é uma aposta da prefeitura subsidiar toda esta gente, que esta gente precisa destes recursos”, disse o responsável pelo projeto Aces no Brasil.

Alto nível

O diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Aurilex Moreira, acompanhou a comitiva. Ele celebrou o reconhecimento das atividades desenvolvidas diariamente no local, que já pode ser considerado modelo para outras regiões do mundo.

“A comitiva está simplesmente encantada com o que viu aqui. Eles falaram que isso aqui não é algo para apresentar só ao Brasil, mas para o mundo. A população da Europa, uma população mais idosa, não tem essa atenção que Manaus dá aos idosos. Então, é um projeto que eles ficaram maravilhados com o que presenciaram e com o serviço prestado pela Prefeitura de Manaus, pela Fundação Doutor Thomas, pelo parque carinhosamente chamado Parque Municipal do Idoso”, destacou Aurilex.

Qualidade de Vida

Atualmente, o Parque do Idoso possui 1.700 idosos cadastrados e alcança, com suas múltiplas atividades, como hidroginástica, pintura, dança, pilates, desenho e oficinas, uma média três mil idosos por ano, contribuindo para a qualidade de vida e saúde dessa população, explicou a coordenadora administrativa do parque, Charmênia Sahdo.

“O Parque Municipal do Idoso há 21 anos trabalha a qualidade de vida. Ele não é só atividade física. A gente trabalha também a questão das oficinas, dos eventos, os encontros sociais. Então, o parque é completo. É um momento de encontro deles aqui. É de uma grande importância termos um espaço hoje como esse, mantido pela Prefeitura de Manaus. O idoso não paga nada para usufruir desses serviços aqui”, ressaltou.

Presença assídua

Frequentadora do Parque desde 2012, dona Júlia Penalber, de 76 anos, contou que agenda cheia de atividades contribui para a melhora do dia a dia e até da autoestima. “Eu faço aula de canto, eu faço aula de alongamento, ginástica. Agora eu estou fazendo ginástica terapêutica, que é uma maravilha. Aqui, a gente melhora até a nossa autoestima. Muito, muito mesmo e minha vida sem o parque, não dá”, comenta a idosa.

Companheiro de dona Júlia há quase 50 anos, seu Etelvino Penalber de 77 anos, também é presença confirmada no Parque. Pelo menos três vezes na semana, o aposentado se dedica às aulas tênis de mesa, exercícios físicos e sinuca.

“Aqui o nosso relacionamento melhora, a gente vai se tornando mais sociável. Eu me sinto muito feliz, não teria em outro lugar, uma opção melhor. Eu estaria na minha casa assistindo televisão sentado o dia todo, sedentário e aqui não. O bom também é que ainda fortalece mais o nosso relacionamento”, enfatiza Etelvino.

Texto – Priscilla Peixoto / Semcom

Fotos – Phill Limma / Semcom