Prefeitura de Manaus abre o 2º Encontro das Comunidades Rurais

05/03/2024 19h01

#paratodosverem – participantes do encontro assistem a explanação na abertura

Com foco nas atividades de fomento ao empreendedorismo rural, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), abriu, na tarde desta terça-feira, 5/3, o 2° Encontro das Comunidades Rurais no Entorno de Manaus, no Novotel Manaus, localizado na avenida Mandii, n° 4, bairro Distrito Industrial 1, zona Leste da capital.

Com recursos do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), o encontro, que reuniu os nove polos e mais de 100 líderes comunitários, tem a finalidade de entender e atender às necessidades dos empreendedores rurais que se encontram nas comunidades ribeirinhas da capital amazonense. O encerramento será na quinta-feira, 7.

“Trouxemos as lideranças da zona rural e empreendedores que, desde o ano passado, têm andado de mãos dadas com a Semtepi, resolvendo problemas de suas associações e firmando parcerias para que o empreendedorismo rural tenha valor. Por orientação do prefeito David Almeida, desde o início tratamos com eles as ações para melhorar seus negócios e fortalecer a economia das comunidades”, salientou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior, durante sua apresentação na abertura do evento.

O evento contou, também, com alguns serviços disponibilizados aos empreendedores rurais, como consultoria e assessoramento para viabilizar as associações e orientação sobre parcerias, apresentação de documentos, regularização e benefícios.

“Essa contribuição que temos oferecido a eles é de extrema importância para o desenvolvimento deles e para alavancar seus empreendimentos. A ideia é que, a partir disso, os empreendedores possam passar para seus associados os conhecimentos adquiridos e as ferramentas necessárias para fortalecer a união das comunidades”, destacou o representante do grupo Assessoria e Serviços Contábeis e Condominiais (Assercc), Leontino Izidorio.

Para a empreendedora agrícola e líder da comunidade São Sebastião 1, do polo 6, Elisângela de Souza, a ação da Prefeitura de Manaus é essencial e acolhedora para a zona rural.

“Primeiramente agradeço à Semtepi e ao prefeito David Almeida. Esse encontro possui um valor de grande relevância para as comunidades da área ribeirinha, onde já vimos o resultado positivo. Estamos na expectativa de poder apreciar e receber os benefícios criados para nossa categoria”, apontou a empreendedora.

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Fotos – Rafael Gama / Semtepi