Prefeitura de Manaus realiza visita técnica na comunidade rural empreendedora Nova Esperança

16/01/2024 17h05

#paratodosverem – membros da equipe técnica da Semtepi na comunidade indígena

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), realizou, na manhã desta terça-feira, 16/1, uma visita técnica na comunidade rural indígena Nova Esperança “Pisasú Sarusawa”, localizada no Rio Cuieiras, afluente do Rio Negro, a 80 quilômetros de Manaus.

A comunidade é composta por 170 famílias, com 70 delas residentes no espaço. A visita teve o objetivo de ouvir a necessidade dos empreendedores rurais que trabalham com artesanato local, para criar oportunidades, fornecer recursos e capacitação profissional.

“Com recursos do Fumipeq, conseguimos fortalecer os empreendedores da nossa cidade, através de programas e projetos que impulsionam seus negócios. A partir disso, decidimos ampliar as oportunidades e nos aproximar mais ainda das comunidades rurais, a fim de fomentar o empreendedorismo rural”, destacou o secretário executivo do Comitê de Crédito Municipal/Fumipeq, Geison Maicon, durante a conversa com a comunidade.

A comunidade desenvolve as atividades no ateliê de Artesanato Surisawa Muraki, com 25 artesãos locais, além de comércio, restaurante, lanchonete e bar. A Semtepi também está atuando com orientações quanto à regularização da associação indígena.

De acordo com o líder comunitário e cacique, Reinaldo de Souza Santos, a iniciativa da Prefeitura de Manaus vai multiplicar a produção do artesanato indígena e melhorar a economia da região.

“Essa parceria vai trazer melhorias para o nosso ateliê, capacitação para os artesãos, com cursos de empreendedorismo, além de futuras oportunidades. Com o apoio do poder público, temos a certeza de que poderemos crescer ainda mais”, destacou o empreendedor.

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Fotos – Divulgação / Semtepi