Prefeitura de Manaus apresenta detalhes do programa ‘Nosso Centro’ para nova superintendência do Iphan-AM

11/07/2023 21h55

Interesses em comum para a valorização e a preservação do patrimônio histórico de Manaus foram pautas interinstitucionais abordadas entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), nesta terça-feira, 11/7, na sede da autarquia, na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste.

A reunião também foi a primeira realizada com a nova superintendente do Iphan-AM, a historiadora Beatriz Calheiro, nomeada pelo Ministério da Cultura para responder pela entidade no Estado.

Os institutos têm um termo de cooperação inédito e o Implurb participou da construção colaborativa da minuta da nova normativa do órgão federal para o centro histórico da capital, que atualmente se encontra em análise em Brasília (DF). A previsão informada pela nova superintendente é de que a normativa seja lançada em setembro.

“Temos diversos interesses em comum para o diálogo e projetos que se conectam, na intenção de promover desde a valorização do nosso patrimônio até a educação patrimonial para a sociedade. No nosso diálogo, temos papéis que são interessantes, propostas que vão ajudar a cidade a garantir sua historicidade e sua capacidade de se desenvolver para o turismo, para a economia, para a cultura, e que a comunidade possa reconhecer essas ações”, comentou Beatriz.

Para a superintendente, o termo de cooperação passa a ter um papel ainda mais importante, além da mediação de interesses do Iphan e do Implurb, indo além para projetos comuns, garantindo uma gestão compartilhada de bens e patrimônios. “E com a atualização das ações, muito da nossa convivência técnica pode gerar experiências produtivas, integradas, que podem servir de exemplo para o País”, disse a superintendente.

A equipe do Implurb fez uma apresentação das principais intervenções realizadas e projetadas para o centro histórico de Manaus, como o programa “Nosso Centro”.

“Estamos sempre ampliando a maior integração entre os entes, uma vez que temos muitos interesses em comum e podemos somar esforços para melhorar, principalmente, a área histórica e arquitetônica do centro da capital”, completou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Conforme o diretor, uma das diretrizes prioritárias da gestão David Almeida é entregar para a cidade um Centro que sirva de motivação, orgulho e lazer para os moradores. “Com trabalhos desenvolvidos a quatro mãos, como os que realizamos, é a cidade que ganha”, finalizou.

‘Nosso Centro’

O programa “Nosso Centro”, da gestão do prefeito David Almeida, tem 38 intervenções estabelecidas pela prefeitura e distribuídas em etapas, já tendo iniciado obras na avenida 7 de Setembro, no chamado complexo de São Vicente. Entre as obras ainda estão projetos como o museu do porto e a reforma e restauro da pinacoteca. O programa é um processo de reabilitação com salvaguarda de bens edificados e imateriais, e fortalecimento da identidade e sentimento de pertencimento da população.

Histórico

A área de tombamento do centro histórico de Manaus, protegido nacionalmente desde 2012 tendo como foco o espírito da Belle Époque, não é uniforme. E é justamente este um dos conceitos da normativa federal.

A normativa pretende mostrar e detalhar que o centro histórico tem configurações distintas, focando igualmente nas potencialidades da área, do que é permitido, no sentido de dar ao Centro maior vivacidade e fomento ao desenvolvimento e implantação de atividades em áreas públicas e do setor privado, em comércio, habitação, serviços, arte e cultura.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Phill Limma / Semcom