Prefeitura apresenta Plano de Ações Integradas para ordenamento do Boi Manaus 2023

29/11/2023 8h47

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), apresentou o Plano de Ações Integradas (PAI), para os dois dias do “Boi Manaus 2023”, às equipes da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Em reunião, na terça-feira, 28/11, o gerente de Projetos do CCC, Mário Henrique, apresentou o novo plano ao titular da Seagi, coronel Almir Cavalcante, e demais representantes das pastas envolvidas na realização da tradicional festa bovina da capital, que ocorre nos dias 1º e 2 de dezembro, no centro de convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo.

O PAI reúne diversas secretarias das esferas municipal e estadual e desempenha o papel estratégico de integração dessas pastas, a fim de fortalecer políticas públicas conjuntas, orientar e acompanhar os trabalhos de planejamento durante o evento.

O plano estabelece, portanto, que o CCC desempenhará a estruturação e ativação da base do Colegiado Municipal no sambódromo, que será o ponto de encontro para reuniões setoriais durante o evento, além de realizar o monitoramento por imagens no perímetro externo do centro de convenções.

O intuito, conforme Mário Henrique, é que todas as secretarias tenham a oportunidade de se comunicar, compartilhar informações e contribuir para alcançar objetivos em suas ações durante o “Boi Manaus 2023”.

“É um mecanismo que facilita o alinhamento e cooperação entre os entes envolvidos. Temos a premissa de que a organização aliada à comunicação funcional torna o evento mais seguro e confortável para os brincantes”, explica.

Para Mário Henrique, ao compartilhar o PAI com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), órgão vinculado à Seagi, e demais autoridades, se registra o compromisso da cooperação entre diferentes entidades governamentais.

“Durante as reuniões do Colegiado Municipal, trazemos todas as pastas envolvidas na operação para o cenário de planejamento, onde apoiamos suas ações e cooperamos na gestão de possíveis acontecimentos, para que tudo flua da melhor maneira”, pontuou.

”Em nome da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), expresso nosso profundo agradecimento ao CCC pelo apoio estratégico e dedicado na elaboração de mais um Plano de Ações Integradas direcionado para o planejamento do ‘Boi Manaus 2023’. Essa parceria é essencial para a eficiência do evento, proporcionando uma experiência segura e memorável para todos os participantes”, expressou o diretor de Grandes Eventos da Manauscult, Reginei Rodrigues.

O secretário da Seagi, coronel Almir Cavalcante, ressaltou o reconhecimento público do empenho do CCC e da Manauscult na organização do “Boi Manaus”.

“A eficiência e colaboração dessas entidades na promoção de um evento seguro e bem-sucedido traduz a parceria que existe na Prefeitura de Manaus, através do CCC e da Manauscult, que demonstram o comprometimento com a excelência na realização de festividades que celebram a cultura local, consolidando Manaus como um polo de eventos culturalmente ricos e seguros. Por isso, acreditamos e somamos junto com eles”, afirmou.

Participação infantojuvenil

Durante a reunião, o Juizado da Infância e Juventude Infracional, do Tribunal de Justiça do Amazonas (JiJi/TJAM), por meio da portaria nº 002/2023-GJ/JiJi, expedida pelo juiz Titular da Infância e da Juventude Infracional, Eliezer Fernandes Júnior, regulamentou controle disciplinado da entrada, permanência e participação de crianças e adolescentes nas festividades do “Boi Manaus 2023”.

Fica definido que a idade mínima permitida para participação no evento, acompanhado dos pais, é entre 12 e 15 anos. A portaria também regula criteriosamente a entrada desse público em outros eventos noturnos, como os festejos carnavalescos, o “Bar do Boi” e o “Carnaboi”.

O magistrado ainda enfatizou que a portaria considera de responsabilidade de todos a prevenção de violações ou ameaças aos direitos de crianças e adolescentes e que esse cuidado se torna especialmente relevante em eventos de geradores de grande público.

_ _ _

Texto – Samira El kebbe / CCC