Prefeitura de Manaus se junta à Rede Brasileira de Institutos de Planejamento para políticas urbanas

28/04/2023 9h23

Manaus está integrada à Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (inRede), após a participação da prefeitura do 4º encontro promovido pelo grupo, em Campo Grande (MS), nos dias 27 e 28 de abril. O grupo tem apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GmbH).

Representando a Prefeitura de Manaus, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), por intermédio diretor-presidente Carlos Valente, fez uma apresentação da autarquia, que foi criada há 20 anos, e da capital amazonense, além de mostrar um resumo das principais estratégias urbanas do órgão.

“Mais de 30 diretores e secretários estiveram reunidos, fazendo uma produção singular de conteúdo e a inclusão de Manaus é muito importante, com toda a estrutura criada pela gestão do prefeito David Almeida. Durante o evento, foi definida a criação do estatuto da inRede e os próximos eventos do grupo colaborativo, que visa congregar todos os institutos de planejamento urbano do Brasil, definindo estratégias para divulgar e solidificar o planejamento como política nacional de desenvolvimento estruturado das cidades”, explicou Valente.

A rede busca fortalecer a cultura do planejamento nos municípios brasileiros e fomentar o diálogo entre institutos, promovendo troca de conhecimentos, cooperação e intercâmbios entre equipes gestoras e técnicas.

A reunião da inRede conta ainda com suporte dos projetos de Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (Andus) e da plataforma ReDUS (Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável). Hoje, mais de 85% da população brasileira já vive em cidades e a urbanização é o principal vetor da transformação socioeconômica e demográfica do país.

“Atuamos para construir caminhos e soluções sustentáveis para enfrentar os desafios da cidade, considerando a vasta pluralidade e dimensão dentro da própria Manaus. E os institutos de planejamento têm essa missão, de consolidar o desenvolvimento urbano e regional, com suas especificidades, integrado, inclusivo, sustentável e conectado com as agendas globais e casos de sucesso mundiais”, disse Carlos Valente.

Já participam da rede, as cidades de Campo Grande (MS), Recife (PE), São Luís (MA), Canaã dos Carajás (PA), Apucarana (PR), Curitiba (PR), Maringá (PR), Rondonópolis (MT), Redenção (PA), Fortaleza (CE), Santa Maria (RS), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro, São Paulo, Caruaru (PE), Juiz de Fora (MG), Naviraí (MS), Piracicaba (SP), São Gonçalo (RJ), Londrina (PR), Niterói (RJ), Sobral (CE), Maceió (AL) e o governo de Alagoas.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação/Implurb