Centro de Cooperação da Cidade recebe visita do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional

18/09/2023 14h39

A Prefeitura de Manaus recebeu a visita do coordenador-geral de Articulação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Reinaldo Estelles, que cumpriu agenda em Manaus para conhecer as ações do projeto “Cidade Inteligente”, desenvolvido por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef).

A partir da inserção de tecnologias modernas e da integração no município, o Centro de Cooperação da Cidade está em atuação, há dois anos e nove meses, com o constante objetivo de inserir a capital amazonense no ranking das cidades inteligentes brasileiras.

Durante a visita, conduzida pelo superintendente do CCC, Sandro Diz, o representante do MIDR conheceu todas as instalações da sede estratégica de monitoramento e integração de serviços das secretarias municipais, mantida pela Prefeitura de Manaus.

“O coordenador-geral do MIDR, Reinando Estelles, participou desse processo ainda na sua concepção, ele viu a documentação de defesa desse projeto, e agora ele teve a chance de ver a realização do projeto que ele ajudou a coordenar lá em Brasília. Nós, do Centro de Cooperação da Cidade, fomos além do que foi proposto, pegamos a ideia principal e aprimoramos com mais serviços e mais eficiência. Então, é importante que o governo federal veja que Manaus fez o dever de casa, que o que foi prometido, o que foi defendido, foi igualmente construído, montado e sendo desenvolvido pela Prefeitura de Manaus aqui no CCC”, enfatizou o superintendente do CCC.

Na análise do coordenador-geral do MIDR, Reinaldo Estelles, é fundamental a existência de um centro de cooperação nas grandes capitais brasileiras para que as secretarias municipais trabalhem, como o próprio nome diz, em cooperação.

“Acompanhei o projeto do CCC desde o início, a nossa coordenação ficou responsável pelo acompanhamento de todos os trâmites da equipagem aqui do edifício, da parte licitatória e a instalação dos equipamentos. Lá na Defesa Civil Nacional, nós chamamos isso de Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil que, na verdade, é um sistema de gestão de riscos; é algo que ajuda no planejamento, no monitoramento, nas ações de mitigação e preparação de possíveis desastres, ou a possíveis eventos que possam ocorrer.

A implementação dessa plataforma de monitoramento e integração das secretarias municipais é novidade e está modernizando os procedimentos de fiscalização da cidade de Manaus. A plataforma possui inteligência artificial direcionada para o reconhecimento de pessoas e placas de veículos em movimento, o que contribui para o trabalho de outras secretarias municipais.

“O monitoramento e a preparação são fundamentais para as ações de todas as secretarias da Prefeitura de Manaus, porque ajuda a prevenir e principalmente a exercitar um trabalho sistêmico para o desenvolvimento do município”, acrescentou o coordenador do MIDR.

Para o subsecretário de Tecnologia da Informação da Semef, Richard Douglas, a visita do representante ministerial consolidou o projeto do CCC, que iniciou em conjunto com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. “Defendemos o projeto lá em Brasília e o Reinaldo, que nos recebeu lá, entendeu a necessidade e o conceito de cooperação das nossas secretarias municipais. Após apresentarmos todo o projeto, ele viu a importância não só para a cidade, mas também para o Estado e para o país, que também segue uma linha de integração dos serviços públicos”, destacou.

Centro de Cooperação da Cidade

A sede do CCC está localizada no cruzamento das avenidas Ephigênio Salles e Umberto Calderaro Filho, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A superintendência é integrante da Administração Direta do Poder Executivo, vinculado ao Gabinete do Prefeito, para cumprimento das seguintes finalidades:

– Cooperar com as crescentes demandas de Manaus, especialmente nas áreas de trânsito, transporte público, saúde, educação, defesa civil e meio ambiente, por meio de uso de recursos de tecnologia da informação de integração entre órgãos e entidades do Executivo municipal;

– Atuar, de forma centralizada e integrada, nas ocorrências de crises de urgências e emergências, por meio de mobilização de equipes e recursos necessários, proposição de planos de gestão e operação, geração de dados e informações, planejamento, gestão de riscos, gestão de mudanças e gerenciamento de desastres naturais.

Texto – Samira El kebbe / CCC e Anderson Farias / Semef

Foto – Divulgação / Semef