Prefeitura cria rede integrada de segurança pública para atuar durante o festival #SouManaus 2023

24/08/2023 8h56

A Prefeitura de Manaus, por intermédio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), em conjunto com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e demais secretarias e órgãos municipais e estaduais, realizou uma reunião para traçar estratégias e os procedimentos fundamentais sobre a rede integrada de segurança pública que atuará durante o festival #SouManaus Paço a Passo 2023.

Com o compromisso de detalhar rotinas prévias, concomitantes e posteriores adotadas pelo município na realização do #SouManaus 2023, a reunião para a criação dessa rede integrada de segurança pública visa garantir que o festival, onde haverá grande aglomeração de pessoas, transcorra de forma segura para quem for curtir o evento nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no Centro Histórico de Manaus.

O plano estratégico de cooperação integrada na segurança foi apresentado pelo superintendente do  CCC, Sandro Diz, que avalia tal operacionalização geral imprescindível para o êxito do evento.

“É relevante que o poder público municipal, no seu importante papel de fortalecedor de políticas de segurança pública, reforce o trabalho das forças de segurança, seus procedimentos e rotinas durante o #SouManaus 2023. O prefeito David Almeida determina, no que tange aos grandes eventos, o envolvimento e integração das pastas municipais e estaduais, sendo essencial para a garantia do direito à segurança. O resultado disso reflete no bem-estar da população durante o evento”.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, que está à frente da organização geral da edição especial do #SouManaus, tratar da segurança significa conforto e tranquilidade para todos que forem acompanhar o festival de artes integradas este ano. “A proximidade das instituições públicas que fazem parte do colegiado enaltecem o protagonismo do município à frente da realização de seus eventos. Tudo isso para que Manaus, para que os manauaras e os turistas, vivenciem a melhor edição de todos os tempos”, expressou o diretor-presidente da Manauscult.

O titular da  Semseg, Sérgio Fontes, compareceu na reunião e evidenciou a importância dela para a definição, em conjunto, das ações que norteiam a operação de segurança pública com demais órgãos estaduais e equipes de segurança privada envolvidos.

“Nossa operação é integrada, nós não trabalhamos sozinhos, trabalhamos com a Polícia Civil (PC-AM) e a Polícia Militar (PM-AM), e também contamos com o reforço auxiliar da segurança privada. A Semseg vai disponibilizar 140 guardas municipais todos os dias, vamos nos dedicar à parte interna do evento, porque a PM-AM vai cuidar da parte externa e a PC-AM montará a estrutura de uma delegacia móvel no coração do #SouManaus. Temos como meta garantir que a população aproveite o máximo possível desse evento grandioso e que possa voltar com tranquilidade para casa”, afirmou o secretário da Semseg.

Com relação à segurança, controle viário e proteção dos pedestres, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizará, em todo o perímetro onde acontece o #SouManaus Passo a Paço 2023, ações por meio dos cem agentes de trânsito que, divididos em 12 postos de serviços espalhados pelo centro da cidade, garantirão a fluidez no fluxo de veículos e pessoas em circulação na área.

“Ficaremos do início ao fim do evento. Nossa operação é padronizada pelo auxílio de equipamentos de controle viário, como viaturas, placas de sinalização, cones, supercones, de modo que tanto os pedestres como os condutores de veículos circulem da melhor forma possível”, informou o supervisor de área do IMMU, Roosevelt Viana.

Cooperação Integrada de Segurança

Agora, as pastas públicas passam a compartilhar informações, estabelecendo estratégias e ações operacionais conjuntas para o êxito do #SouManaus 2023.

Compõem a rede de segurança do festival de artes integradas, técnicos e agentes municipais e estaduais, de secretarias e órgãos como: a Guarda Municipal (Semseg), o IMMU, o Conselho Tutelar (Semasc), a PM-AM, a PC-AM, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), o Departamento de Polícia Técnico-científica (DPTC/AM), o Juizado da Infância e da Juventude Infracional (Jiji) e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

A reunião para o alinhamento da rede integrada de segurança aconteceu no Palácio Rio Branco, localizado no centro histórico, zona Sul da capital, local onde acontecerá a edição mais aguardada do #SouManaus 2023. O evento tem a expectativa de atrair mais de 100 mil pessoas por dia.

Texto – Samira El kebbe / CCC

Fotos – Oliveira Júnior / Manauscult