Prefeitura promove concurso escolar para prevenção à malária na zona rural de Manaus

23/09/2023 11h09

Com o objetivo de fortalecer as ações de educação em saúde no combate à malária no município, a Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai realizar o 1º Concurso sobre prevenção da malária nas escolas municipais da zona rural. Idealizado pelo Distrito de Saúde (Disa) Rural, em parceria com o Distrito de Educação Rural e o Programa Saúde na Escola (PSE), o concurso pretende mobilizar a comunidade escolar para multiplicar informações sobre as formas de prevenção e controle da malária.

A coordenadora das equipes de Educação em Saúde do Disa Rural, Keinirlange Ferreira Marques, explica que a partir do tema “Malária, na minha escola não!”, o concurso vai envolver alunos no desenvolvimento de trabalhos nas categorias de desenho, slogan e redação.

“Os profissionais do Disa Rural estão realizando visitas às escolas nas áreas ribeirinha e terrestre, informando sobre o regulamento do concurso e promovendo atividades educativas para os alunos sobre a malária. A ideia é que, com essas informações, os alunos façam desenhos, desenvolvam slogans e escrevam redações abordando as formas de transmissão, sintomas, tratamentos e medidas preventivas. Quando o aluno faz esses trabalhos, acaba envolvendo a família, o professor, tirando dúvidas e entende melhor a importância da prevenção”, informou a coordenadora.

Inscrição

De acordo com o regulamento do concurso, na categoria de desenho, poderão participar estudantes da educação infantil, do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental I; na categoria slogan, poderão participar estudantes do ensino fundamental I (primeiro e segundo ano não participarão); e na categoria redação, a inscrição é direcionada para estudante matriculados no ensino fundamental II.

As inscrições de trabalhos, iniciadas no dia 12 de setembro, seguem até o dia 27 de setembro, sendo que as escolas poderão inscrever uma produção em cada categoria. Inicialmente, o Disa Rural fará uma pré-seleção para a eliminatória final. Os trabalhos pré-selecionados serão avaliados por uma banca composta por representantes da diretoria de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Dvae/Semsa), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM), Disa Rural e Secretaria Municipal de Saúde (Semed), que vai definir os vencedores do concurso. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 20 de outubro.

“Serão avaliados critérios como criatividade, originalidade, organização e apresentação. No que se refere à categoria Redação, a ideia é que o aluno apresente a experiência que tem vivenciado na comunidade em que vive em relação à malária, como uma forma de estimular a reflexão em relação ao papel de cada um na prevenção à doença”, destacou a coordenadora.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa