Prefeitura e FVS mobilizam servidores durante esquenta do ‘Bloco da Saúde’

03/02/2023 17h28

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) promoveram, na manhã desta sexta-feira, 3/2, o esquenta do “Bloco da Saúde”, com objetivo de mobilizar os servidores municipais para as diversas formas de promoção à saúde durante o período carnavalesco.

A ação, coordenada pela FVS-RCP, foi levada até o Distrito de Saúde (Disa) Sul e à sede da Semsa, ambos no bairro Adrianópolis. As equipes passaram por vários setores das unidades entoando marchinhas de carnaval e aproveitando o momento de descontração para reforçar orientações sobre a doação de sangue, combate ao Aedes aegypti e controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“Nossos servidores receberam a passagem do ‘Bloco da Saúde’, que ainda vai até outras unidades nas próximas semanas. Informação é tudo, então essa sensibilização é muito importante para que a gente se cuide cada dia mais, e curta o carnaval com muita responsabilidade”, destacou a secretária da Semsa, Shádia Fraxe.

A gerente do Núcleo de Educação em Saúde da FVS-RCP, Amanda Andion, informou que o “Bloco da Saúde” é realizado desde 2018, abrindo o desfile das escolas de samba de Manaus. Inicialmente, a proposta era chamar mais atenção para o papel da sociedade da luta contra o Aedes aegypti, por conta da sazonalidade das doenças transmitidas pelo mosquito, mas com o tempo, outras temáticas foram integradas à mobilização.

“O ‘Bloco da Saúde’ foi tomando uma grande dimensão e hoje nós atendemos todos os departamentos, tanto do governo quanto da prefeitura, com as ações de prevenção. Nós visitamos esses locais para convidar os nossos servidores, não só da saúde, mas também dos outros setores que trabalham integrados conosco, para que possamos intensificar e manter nossa sociedade longe de agravos”, disse Amanda.

O gerente de Promoção à Saúde da Semsa, Tayanan Medeiros, acrescentou que, além do Disa Sul e da sede da secretaria, o esquenta do “Bloco da Saúde” será levado para o Disa Norte, Disa Leste e Complexo de Saúde Oeste nas próximas semanas.

“A FVS promove essa mobilização junto aos órgãos parceiros para divulgar as campanhas de prevenção à saúde, desde o combate às ISTs, com distribuição de preservativos e incentivo ao sexo seguro, até as formas de combate ao Aedes, e ainda destacando a importância da doação de sangue, estimulando nossos servidores a participar dessas campanhas”, contou Tayanan.

Para a presidente da associação dos servidores da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), Paula Souza, é fundamental que toda a sociedade seja lembrada da necessidade de manter os estoques de sangue em níveis adequados, visto que nesse período de carnaval, é comum a queda no número de doadores. “Com essa parceria, em que nós estamos indo nas outras secretarias para fazer a divulgação, a gente faz a sensibilização e uma chamada tanto para os nossos servidores quanto para a população em geral”, pontuou.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Henrique Silva / Semsa