Com o apoio da Prefeitura de Manaus, ‘Carnaval do Povão’ começa nesta quinta-feira, 9/2

08/02/2023 19h02

Com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o “Carnaval do Povão”, projeto criado pelo Instituto de Inovação Desportiva e Cultural da Amazônia (Idama) e União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (Uesam), vai dar a oportunidade do primeiro desfile para cinco novas agremiações que compõem o “Grupo Experimental”. A abertura do espetáculo carnavalesco será nesta quinta-feira, 9/2, a partir das 19h, na praça Mindu Norte, na alameda Alphaville, zona Norte.

Após três anos sem competição por conta da pandemia de Covid-19, o Carnaval Oficial de Manaus volta à normalidade. Atualmente, somente oito escolas de samba fazem parte do Grupo Especial, já no Grupo de Acesso “A e B”, são 18 agremiações e, agora, com o “Grupo Experimental”, serão cinco novas, somando um total de 31 desfiles de escolas de samba.

As cinco novas escolas são: Grêmio Recreativo Escola de Samba Amor; Grêmio Recreativo Escola de Samba União Leste; Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade da União; Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Cajual; e Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmico do Rio Negro.

O diretor de Grandes Eventos da Manauscult, Reginei Rodrigues, explicou que a decisão de apoiar o evento se deu por conta do objetivo do evento que tem como proposta o resgate da tradição do carnaval de Manaus, quando era realizado nas avenidas Eduardo Ribeiro e Djalma Batista, além de organizar o acesso de novas escolas no desfile oficial das escolas de samba de Manaus.

“Por conta da pandemia, as escolas tiveram que driblar a escassez de matérias-primas e agora elas têm um desafio maior: manter o nível do Desfile das Escolas de Samba de Manaus. É uma grande responsabilidade. Por outro lado, existe a necessidade de renovação. Para isso, uma estrutura de avenida do samba será montada para atender essas cinco novas agremiações”, comentou o diretor.

O evento terá uma estrutura montada semelhante à usada no Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, durante o desfile das escolas de samba do grupo especial. No espaço terão arquibancadas para os foliões acompanharem os desfiles; área restrita para os jurados que vão avaliar e pontuar as agremiações; e camarote para convidados e autoridades. Além disso, haverá uma praça de alimentação para o público prestigiar a culinária local, além de playground infantil.

Para o idealizador do projeto, Aluízio Nascimento Junior, que é presidente da União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (Uesam), é necessário reestruturar o carnaval.

“Resolvemos criar esse projeto do grupo experimental, tendo em vista a necessidade de renovação e manter o nível de competitividade no carnaval de Manaus. Além disso, é necessária a implantação de um projeto de reestruturação do carnaval que possa ser economicamente viável tanto para as escolas quanto aos potenciais patrocinadores”, disse.

Programação

A programação do “Carnaval do Povão” é totalmente gratuita. A área do desfile contará com uma “passarela do samba” na praça Mindu Norte, na alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus.

A abertura do evento será nesta quinta-feira, 9/2, às 20h, com desfile dos pavilhões das escolas de samba associadas à Uesam e bateria da associação.

No dia 10/2, sexta-feira, inicia o desfile oficial das escolas de samba do Grupo Experimental, com 40 minutos de apresentação para cada uma das cinco agremiações. A Gres do Amor abre o desfile às 20h. Em seguida, é a apresentação da Gres União Leste, às 20h40. A terceira escola a desfilar é a Gres Mocidade da União, às 21h20, seguida da Gres Império do Cajual, às 22h. A Gres Acadêmicos do Rio Negro fecha as apresentações a partir das 22h40.

No sábado, 11/2, a partir das 14h, inicia a apuração, ainda na estrutura do “Carnaval do Povão” montada na praça Mindu Norte. De acordo com o presidente da Uesam, Aluizio Nascimento Júnior, a expectativa de público para o evento é de 30 a 40 mil pessoas.

Credenciamento

Aberto desde o dia 6/2, o credenciamento é destinado aos veículos de comunicação interessados em fazer a cobertura do “Carnaval do Povão”. As solicitações de credenciamento devem ser enviadas para o e-mail credenciamentoimprensa.am@gmail.com com retirada no dia 10/2, na alameda Alphaville (Praça Mindu Norte).

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult

Imagem – Divulgação