Prefeitura de Manaus realiza segundo dia do curso de TBO

26/03/2024 16h04

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto UniSaberMais, realizou, nesta terça-feira, 26/3, o segundo dia do curso de Treinamento Básico Operacional (TBO), programado para mais de dois mil alunos. As aulas seguem até o dia 28, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado no bairro Flores, zona Centro-Sul da capital.

O curso tem o objetivo de capacitar os participantes para as áreas afins do distrito industrial de Manaus. No primeiro dia da capacitação, realizado na segunda-feira, 25, os alunos receberam o conteúdo completo sobre “Desenho Técnico”, que abordou o manuseio e a identificação das peças. Nesta terça-feira, a metodologia de ensino foi desenvolvida sobre “Medidas de Paquímetro”, muito utilizada na linha de produção.

“O curso de TBO traz consigo uma importância muito grande, real e necessária para a população. Por isso, promovemos essa iniciativa a fim de sermos mais assertivos na qualificação profissional para os candidatos do polo industrial da cidade e, ampliando as vagas, atingimos mais interessados”, destacou o diretor de Qualificação Profissional, Luan Fernandes.

Ministrado pela professora e coordenadora do instituto UniSaberMais, Marina Oliveira, desde 2017, o curso vai fornecer conteúdos teóricos e práticos sobre a aplicação de montagem e operação.

“O TBO é fundamental e obrigatório para o distrito, além de ser a base de todo o conhecimento que o aluno deve ter para entrar no mercado industrial com êxito. Essa parceria com a Semtepi com certeza está em nossa história e no nosso coração”, explicou a mentora.

Para a aluna Jully Kathleen, essa é uma oportunidade única para melhorar o currículo e conseguir uma vaga de emprego.

“Estou desempregada desde novembro do ano passado e já atuei no distrito, porém, hoje o mercado está muito mais competitivo e exigente. Vir aqui foi uma decisão inteligente para me capacitar, melhorar meu currículo e poder voltar novamente ao meu ofício. Agradeço à Prefeitura de Manaus pela oportunidade”, descreveu Jully.

Durante a aula, os alunos também participaram de uma dinâmica, utilizando medidas de paquímetro, que exigia atenção e agilidade prática. Além disso, eles tiveram momentos de interação e compartilhamento de suas dúvidas.

Orientações

Os participantes devem se atentar ao cadastro de 1 hora antes do início de todas as aulas para marcar presença. Os alunos serão certificados mediante 100% de participação nos quatro dias de curso.

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Fotos – Divulgação / Semcom e Divulgação / Semtepi