Prefeitura de Manaus lança o catálogo digital de cursos da Espi para 2024

03/04/2024 13h04

A Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), lançou, na manhã desta quarta-feira, 3/4, o “Catálogo de Cursos 2024”, com a oferta de mais de seis mil vagas em 11 áreas distintas. O documento é digitalizado e pode ser acessado pelo link https://capacitacaoespi.manaus.am.gov.br.

A apresentação, que aconteceu no salão principal do complexo administrativo da Semad, na avenida Compensa, n.º 770, Vila da Prata, foi feita pelo titular da Semad, Ebenezer Bezerra, e pelo diretor-geral da escola, Júnior Nunes. Estiveram presentes, além de servidores do órgão, representantes de todas as unidades administrativas da prefeitura, os Agentes Espi, responsáveis pela comunicação entre os servidores e a coordenação dos cursos.

O secretário Ebenezer Bezerra destacou que a gestão municipal tem foco na qualificação dos servidores. “A preocupação do prefeito David Almeida é aprimorar a gestão pública e que os servidores estejam, cada vez mais, qualificados, preparados para o desempenho das suas respectivas funções. Nós conseguimos, agora, atingir algo em torno de 122 ações, entre seminários, cursos, workshops, para capacitar os servidores da Prefeitura de Manaus”, disse.

A definição dos cursos teve como base o Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) , pesquisa realizada ainda no final do exercício passado, pelos Agentes Espi em suas unidades.

O diretor-geral da Espi, Júnior Nunes, destacou a importância do catálogo para os servidores, agentes públicos e comunidade.  “Esse catálogo é muito importante para poder identificar toda a capacitação que será feita neste ano. Foram mais de 22 secretarias atendidas pelo LNC, ou seja, as demandas da Prefeitura de Manaus sendo atendidas, mais uma vez, pela Escola de Serviço Público Municipal”, informou.

LNC

O Levantamento de Necessidades de Capacitação acontece, anualmente, e serve de base para a definição das ações a serem promovidas pela Espi. Ele é realizado com a participação direta dos “Agentes Espi”, servidores dos órgãos da administração responsáveis pela consulta, junto aos servidores. “Esse trabalho do LNC, que é feito conosco, é muito mais importante, porque a gente entra em contato com os nossos diretores, chefes de departamentos, para sabermos qual a necessidade verdadeira que cada setor tem em qualificar um servidor”, comentou o servidor Rubem Reis, agente da Espi na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

Texto – Sandra Monteiro / Semad

Fotos – Valdo Leão/ Semcom