Prefeitura de Manaus promove curso de gestão de conflitos na comunidade Agrovila, na RDS Tupé

22/05/2023 16h48

A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta segunda-feira, 22/5, na comunidade Agrovila, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, zona Ribeirinha da cidade, a abertura do curso “Gestão de Conflitos em Comunidade”, organizado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Com 40 horas de duração, o curso tem como objetivo possibilitar uma reflexão quanto às práticas e estratégias de gestão de conflitos, suas aplicações e métodos, a fim de promover um ambiente comunitário e familiar harmonioso.

Durante a abertura, a diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento da Espi, Jeânia Bezerra, explicou que a realização do curso foi indicada no Levantamento de Necessidades de Capacitação e é voltado para a sustentabilidade e desenvolvimento da comunidade.

“Esse curso é importante exatamente por trabalhar com as pessoas. Muitas vezes, o conflito surge pelo simples fato de pessoas pensarem de formas diferentes. A proposta, com esse curso, é trazer harmonia para a comunidade”, destacou a diretora.

O autônomo Francisco Pereira mora na comunidade Agrovila há 16 anos. Para ele, gerenciar conflitos significa muito mais do que apenas resolver problemas. “Esse é um curso muito necessário, porque existe muita liderança sem qualificação, sem preparo para lidar com comunidade. E em comunidade é necessário que haja senso comum, coletivo. Eu fico muito grato à Prefeitura de Manaus por esse curso”, disse.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, onde fica localizada a comunidade, é gerenciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

“A Prefeitura de Manaus sabe da importância de capacitar as pessoas que vivem nessas áreas, distantes da região central da cidade. No ano passado já tivemos alguns cursos, na área de empreendedorismo, de idiomas e de primeiros socorros. Agora, estamos cuidando de prepará-los para gerenciar os conflitos que possam surgir”, informou o gestor da RDS do Tupé, Marco Antônio Lima.

O instrutor é o administrador Ullisses Siza Silva, especializado em Gestão de Pessoas, em Logística Empresarial pelo Centro Universitário do Norte (UniNorte) e Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano pela Universidade Federal do Pará (UFPA), professor de graduação e pós-graduação, consultor e assessor empresarial, instrutor de cursos técnicos e palestrante profissional.

O conteúdo programático inclui princípios, conceitos e identificação da crise e a importância do seu gerenciamento adequado; os tipos e estágios do conflito; o ambiente familiar; o relacionamento interpessoal; a inteligência emocional; a comunicação assertiva; a gestão e resolução de conflitos.

Como funciona

A gestão de conflitos nas comunidades aborda um trabalho social e educativo, que pretende melhorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades em todas e em cada uma de suas dimensões.

O seu âmbito de atuação e suas temáticas são diversos, transversais, interdisciplinares e interprofissionais. A mediação comunitária leva em consideração todos os conflitos que acontecem num determinado território. Assim, a mediação comunitária objetiva não só a solução de conflitos, mas também a utilização do diálogo como forma de compreensão, prevenção de conflitos e inclusão social.

Texto – Sandra Monteiro / Semad

Fotos – João Viana / Semcom