Prefeitura de Manaus dá início às aulas do curso Empretec

04/03/2024 16h05

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), iniciou, nesta segunda-feira, 4/3, as aulas do programa Empretec. A capacitação foi realizada no espaço coworking do Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico da cidade, zona Sul da capital.

Executado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o curso possui carga horária de 60 horas em turno integral, das 8h às 17h, com metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“O investimento em cursos gratuitos de empreendedorismo é uma estratégia eficaz para promover o crescimento econômico, criar empregos, fomentar a inovação, fortalecer a comunidade e reduzir as desigualdades sociais”, destacou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

De acordo com o facilitador do programa, Wlademir Leite, as inscrições para o curso superaram o número de vagas. Segundo ele, isso explica o grande interesse no aprendizado por parte dos empreendedores manauaras.

“O Empretec veio para contribuir com os empreendedores de Manaus, visando fortalecer as capacidades de cada um para que eles possam apresentar mais e melhores resultados em seus empreendimentos. Durante as aulas, os alunos poderão desenvolver suas habilidades de gestão empresarial e descobrir seus potenciais e direitos enquanto empreendedores”, destacou o facilitador.

A capacitação tem como objetivo abordar uma variedade de aspectos formais e características essenciais para o empreendedor, destacando sua atuação no mercado. Um exemplo inspirador é o testemunho da aluna Erikarla Sarmento, que ressaltou a importância de não deixar escapar a oportunidade única e gratuita que surgiu no momento ideal de sua jornada empreendedora.

“Sou dona de um negócio de consumo consciente e, para mim, esse curso está sendo incrível, como uma troca de experiências, onde eu posso falar das minhas dúvidas e achar soluções oriundas de segmentos diferentes. Aqui recebemos um direcionamento para o nosso negócio e aprendemos a não desistir dele. Agradeço à Prefeitura de Manaus e Semtepi por nos fornecer o conhecimento que nos ensina a usar as ferramentas certas”, comentou Erikarla.

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi
Fotos – Divulgação /  Semtepi