Zona rural terrestre inicia escolha de representantes dos usuários no Conselho Municipal de Saúde para o triênio 2025-2028

Por Prefeitura de Manaus

22/07/2025 16h53

Icone audio
Eleição #paratodosverem – Servidora da zona rural terrestre votando durante eleição dos representantes do CMS

Com o objetivo de fortalecer o controle social a fim de aprimorar a política pública de saúde na capital, o Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) deu início, nesta terça-feira, 22/7, ao processo de escolha de organizações para representar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no triênio 2025-2028. O processo, que prossegue ao longo dos próximos dias, é apoiado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A escolha dos representantes iniciou às 9h e se estendeu até as 13h, e ficou concentrada na escola agrícola Rainha dos Apóstolos, na BR-174, quilômetro 23 do Distrito Agropecuário, s/nº, e na escola municipal Manoel Adriano, na rodovia AM 010.

O presidente do CMS, Élson Melo, acompanhou a programação e elogiou o envolvimento dos comunitários que compareceram aos locais de votação. A estimativa é de que 250 pessoas compareceram nesta primeira etapa de votação.

A diretora de Vigilância Ambiental, Epidemiológica, Zoonoses e de Saúde do Trabalhador da Semsa Manaus, Marinélia Ferreira, representante da gestão na eleição, acompanhou a votação na escola agrícola Rainha dos Apóstolos. Integrante da comissão organizadora do processo eleitoral, a enfermeira explicou que os usuários do SUS iniciaram a escolha das entidades que depois indicarão os conselheiros municipais de saúde que serão representantes zonais no controle social da saúde no município de Manaus. 

“É muito importante o envolvimento de todos os segmentos, uma vez que o CMS é um órgão deliberativo em todas as questões que envolvam a saúde. E nesse contexto, a representação dos usuários é essencial para fortalecer o controle social, que junto aos demais segmentos contribui para melhorar a rede primária de assistência à saúde”, afirmou Marinélia.

Os comunitários da zona rural fluvial e ribeirinha votam nesta quinta-feira, 24/7, no horário das 9h às 13h, na escola municipal Dr. José Sobreira, localizada na margem esquerda do rio Negro, na região do Tarumã-Mirim, na comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Outro ponto de votação funcionará na escola municipal Nossa Senhora de Nazaré, na Costa do Tabocal, localizada na margem esquerda do rio Amazonas.

A escolha dos representantes zonais da área urbana inicia nesta sexta-feira, 25/7, no período das 9h às 16h.

Na zona Norte a votação será no auditório da Unidade de Saúde da Família (USF) Armando Mendes, localizada na rua 05, s/nº, no conjunto Manoa.

Já na zona Sul a votação ocorrerá no auditório da USF Rosa Pereira de Almeida, situada na rua São Benedito, s/nº, no bairro Morro da Liberdade.

O local de votação na zona Centro-Sul, será o auditório da USF Benedito Batista de Almeida, na rua Girassol, s/nº, no bairro São Francisco.

Para os eleitores da zonal Leste, o local de votação será no auditório da USF Gebes de Medeiros, na avenida Pirarucu, nº 100, no bairro Jorge Teixeira.

Os moradores da zona Oeste poderão votar no complexo de Saúde Oeste, rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz.

Importante salientar que para o segmento dos usuários, haverá eleição no dia 28/7, das 9h às 16h, quando serão escolhidos os nove conselheiros municipais titulares e mais nove suplentes, com representação de entidades ambientalistas; organizações religiosas; associações de pessoas com patologia; associações de pessoas com deficiência; movimentos organizados de mulheres em saúde; movimentos sociais e populares organizados (movimento negro, LGBTQIAP+, mestiços, entre outros) e entidades indígenas.

Para esta etapa, os locais de votação seguem descentralizados de modo a facilitar o acesso dos eleitores, que devem apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor de sua respectiva zona de votação, com data de emissão anterior a 30 de abril deste ano.

— — —

Texto e fotos – Divulgação/Semsa