Principal

A Semsa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), criada em 20 de novembro de 1975, através da lei nº 1240, tem como missão gerir o sistema municipal de saúde, observando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvendo, com qualidade, ações de vigilância e atenção à saúde da população no município de Manaus.

Seus serviços e ações de saúde são desenvolvidos em consonância com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), com foco na promoção da saúde, na prevenção de doenças e agravos, no diagnóstico e tratamento, na reabilitação e redução de danos. É coordenadora do cuidado e ordenadora das redes de atenção à saúde, constituindo-se como a porta de entrada preferencial do SUS.

Atualmente a Rede de Atenção à Saúde Municipal é composta por 288 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das quais 10 UBSs com horário ampliando de atendimento; 6 Clínicas da Família, destacando que uma delas funciona em regime de plantão de 12h de segunda a domingo; 4 Unidades Básicas de Saúde Móvel Terrestres; 2 Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF); 5 Policlínicas; 4 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO); 4 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); 1 Centro Especializado de Reabilitação (CER); 48 unidades do Serviço Móvel de Urgência (Samu), distribuídas em unidades de suporte básico e de suporte avançado; 2 unidades Fluviais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Fluvial); 6 laboratórios, sendo 4 Distritais, 1 de Especialidades e 1 de Vigilância; 2 Centrais de Atendimento do Programa Leite do Meu Filho; além da Maternidade Dr. Moura Tapajóz; da Vigilância Sanitária (Visa Manaus); do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); e do 1 Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

MISSÃO – “Gerir o sistema municipal de saúde, observando os princípios e diretrizes do SUS, desenvolvendo, com qualidade, ações de vigilância e atenção à saúde da população no município de Manaus”.

VISÃO – “Tornar-se modelo de excelência na vigilância e atenção à saúde, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população, até o ano de 2023”.

VALORES – Ética, compromisso, inovação, transparência e humanização.