Unidades da prefeitura reforçam atenção à saúde da população masculina no ‘Sabadão do Homem’

Por Prefeitura de Manaus

16/05/2025 16h15

Icone audio
Atendimento #paratodosverem – Homem recebendo atendimento médico em unidade de saúde

Os homens são conhecidos por terem maior resistência em procurar os serviços de saúde, sendo mais propensos ao risco de doenças crônicas, pior qualidade de vida e menor longevidade. Buscando mudar esse cenário, a Prefeitura de Manaus promove, neste sábado, 17/5, das 8h às 12h, o “Sabadão do Homem”, com o reforço de ações de educação e serviços de saúde voltadas ao público masculino em quatro unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Voltada aos homens na faixa etária dos 20 aos 59 anos, a programação acontece na Unidade de Saúde da Família (USF) Balbina Mestrinho, na rua Major Silvério Nery, nº 170, no bairro Cidade Nova, vinculada ao Distrito de Saúde (Disa) Norte; USF Leonor Brilhante, na avenida Autaz Mirim, s/nº, bairro Tancredo Neves, do Disa Leste; USF Deodato de Miranda Leão, na avenida Presidente Dutra, s/nº, bairro Glória, do Disa Oeste; e USF Rosa Pereira de Almeida, na rua Dona Mimi, nº 145, bairro Morro da Liberdade, do Disa Sul.

Conforme a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem da Semsa, Déborah Ary Barbosa, a agenda do “Sabadão do Homem” vai incluir atendimentos médicos e de enfermagem, consultas odontológicas, aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, vacinação e testes rápidos para detecção de sífilis e HIV, entre outras atividades, com programações variadas em cada unidade.

“Também serão realizadas palestras para reforço do autocuidado entre o público masculino, destacando temas como hipertensão, obesidade, diabetes, entre outras doenças, que estão entre as que mais afetam a saúde do homem”, aponta a gestora.

Déborah assinala que o “Sabadão do Homem” da Semsa seguirá com atividades até o final de maio, em outros três estabelecimentos da rede municipal, sempre aos sábados, das 8h às 12h. A gestora reforça que a Semsa tem mais de 30 unidades que funcionam além do horário comercial, de segunda a sexta-feira, em todas as zonas distritais da área urbana, para atender usuários que trabalham ou estudam.

“Com essa campanha, queremos mobilizar e trazer os homens para as unidades, reforçando a importância de eles terem um olhar para si e um cuidado com a própria saúde. A saúde do homem, afinal, é a saúde da família como um todo”, observa.

Atividades

Durante o “Sabadão do Homem”, na USF Balbina Mestrinho, as equipes de saúde vão ofertar serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicemia, testes rápidos, vacinação e atendimentos do programa HiperDia, voltado ao controle e monitoramento de usuários com hipertensão e diabetes. Palestras educativas e atividades de prevenção e combate ao tabagismo complementam a agenda na unidade.

Na USF Leonor Brilhante, a programação vai incluir também consultas médicas e de enfermagem, prática de atividade corporal e orientações sobre saúde bucal, nutrição e alimentação saudável, com a distribuição de impressos sobre prevenção de agravos e promoção da saúde.

Os usuários em atendimento ou espera na USF Rosa Almeida poderão participar de ações de educação em saúde, incluindo palestra com foco na prevenção e combate da hipertensão arterial e orientações sobre nutrição e alimentação saudável, além da oferta de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Na USF Deodato de Miranda Leão, o público masculino terá acesso a consultas médicas e de enfermagem, consultas odontológicas, testes rápidos para ISTs, palestras, vacinação e distribuição de preservativos. As equipes de saúde aproveitarão para divulgar também o Ambulatório de Tratamento para Fumantes que funciona na unidade.

Programação

A agenda do “Sabadão do Homem” continua nos próximos dois sábados de maio. No dia 24/5, a mobilização acontece na USF Amazonas Palhano, no Distrito de Saúde Leste, e na USF José Rayol dos Santos, no Sul.

Já no dia 31/5, a programação volta ao Distrito Oeste com atividades na USF Leonor de Freitas. Nas duas datas, as atividades serão realizadas no horário das 8h às 12h.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa