Prefeitura qualifica profissionais de saúde do Disa Rural em coleta do exame preventivo

29/08/2023 16h01

Profissionais do Distrito de Saúde Rural (Disa Rural) participaram nesta terça-feira, 29/8, do curso de capacitação para qualificar a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero, promovido pela Prefeitura de Manaus. Médicos, enfermeiros da zona rural e citologistas do Laboratório Municipal de Especialidades Professor Sebastião Ferreira Marinho, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), discutiram as atualizações sobre o procedimento, que é fundamental para identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero, permitindo o tratamento em tempo oportuno.

A capacitação aconteceu no Complexo de Saúde do Disa Oeste, localizado no bairro da Paz, na zona Oeste da capital. A programação junto aos servidores da zona rural foi dividida em dois turnos, e é a etapa final de um ciclo de capacitações realizado em todos os Distritos de Saúde (Disas), que além das diretrizes para detecção precoce do câncer do colo de útero, também abordou a interpretação dos resultados, a importância da qualidade das amostras citológicas coletadas e os novos processos de análise. As atividades práticas foram realizadas com um simulador pélvico, artefato que possibilita o desenvolvimento de técnicas de coleta do exame Papanicolau.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira Lúcia Freitas, assinalou que os cursos foram realizados ao longo do mês de agosto contemplando 200 profissionais de todos os Disas.

“O diferencial dessa nossa capacitação é a participação dos citologistas do nosso laboratório Sebastião Marinho. Conseguimos reunir os profissionais que coletam as amostras e os que fazem a análise desse material. Os diálogos foram produtivos e muitas dúvidas foram esclarecidas. Eventos como esse são importantes para que a gente oportunize aos profissionais espaço para esclarecimento de dúvidas e ouvi-los também quanto a sugestões para aperfeiçoamento dos processos de trabalho, visando aprimorar cada vez mais o serviço ofertado para a comunidade”, observou Lúcia.

A gerente de Atenção à Saúde do Disa Rural, Janiete Barbosa, acrescentou que a iniciativa da Semsa reforça o compromisso da prefeitura em levar o serviço às comunidades mais distantes da capital e pontuou que as ações, já trabalhadas na rotina dos profissionais, fortalece a assistência à saúde aos usuários por parte dos servidores que atuam na ponta do SUS.

“O curso de capacitação de coleta em preventivo foi uma oportunidade de incorporar novas ferramentas e fortalecer as boas práticas que já existem no dia a dia do profissional de saúde da zona rural. Um profissional mais fortalecido, significa uma assistência melhor ao usuário”, resumiu.

Os benefícios do curso foram além da oportunidade de atualizar os conhecimentos, na opinião da enfermeira da UBS Rural Nossa Senhora Auxiliadora, Maria Anete Queiroz. “Essa capacitação, além de contribuir para melhorar a nossa conduta, reforçou o papel do profissional de saúde em sensibilizar a população da zona rural sobre o quanto o exame de colo uterino é importante para reduzir a prevalência do câncer do colo do útero, que é uma questão de saúde pública”.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa