Unidade odontológica móvel da prefeitura atende 215 usuários na Fundação Dr. Thomas

Por Prefeitura de Manaus

20/02/2026 9h54

Icone audio
#paratodosverem – Unidade odontológica móvel da prefeitura em atendimento na FDT

A unidade odontológica móvel da Prefeitura de Manaus encerrou as atividades na Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), com um saldo de 215 usuários atendidos, entre residentes e servidores da instituição. Gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o equipamento permaneceu por um mês na fundação, tendo iniciado os atendimentos no local no dia 14 de janeiro.

A gerente de Saúde Bucal da Semsa, Cláudia Carvalho, relata que a unidade itinerante ofertou atendimentos de saúde bucal a todos os residentes da FDT, que hoje abriga 152 idosos, além dos servidores da fundação, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, cuidadores, merendeiros e pessoal de limpeza e manutenção.

“Atendemos os servidores para que eles não precisem faltar um dia de trabalho para buscar atendimento odontológico, sendo que a unidade da Semsa já estava lá para ofertar esse serviço”, explica a gerente.

Conforme Cláudia, os residentes e servidores tiveram acesso a todos os procedimentos de saúde bucal ofertados na Atenção Primária, entre eles exames clínicos, limpeza, raspagem de tártaro, restaurações e extrações dentárias. “Depois da limpeza, a raspagem de tártaro foi o serviço de maior demanda. O tártaro é um problema que afeta muito os idosos, por conta das dificuldades para escovação”, explica.

A gerente antecipa que a unidade odontológica móvel deverá retornar à FDT, até a primeira quinzena de março, para a realização de biópsia em pacientes que tiveram lesões suspeitas de câncer de boca detectadas durante os atendimentos ofertados no último mês.

“Vamos levar os nossos estomatologistas, profissionais especializados em lesões da boca, para realizar essas biópsias, durante pelo menos dois dias, nos dois turnos”, adianta.

Locais de atendimento

A Gerência de Saúde Bucal da Semsa, atualmente, estuda os próximos locais de atendimento da unidade odontológica móvel. Conforme Cláudia Carvalho, as localidades previstas para receber a estrutura incluem o Centro Pop, espaço de referência para pessoas em situação de rua, na zona Centro-Sul, e as áreas no entorno da Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Ada Viana, situada na rodovia BR-174, quilômetro 41, e da USFR Ephigênio Salles, na AM-010, quilômetro 45.

“O atendimento odontológico é uma demanda antiga da população que vive nessas áreas. São quase 4,5 mil pessoas, entre elas pessoas com deficiência (PcDs), trabalhadores, crianças e idosos, e a unidade móvel será de grande ajuda para esses usuários”, aponta a gestora.

Cláudia explica que os atendimentos na zona rural serão ofertados conforme demanda espontânea. “Os agentes comunitários de saúde das unidades básicas vão divulgar o serviço junto à população, e vamos fazer um agendamento prévio dos usuários, para evitar longas filas de espera, priorizando sempre os casos de maior gravidade”, informa.

Estrutura

A unidade odontológica móvel foi entregue pelo prefeito David Almeida, ao lado da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, no dia 13/1, com o objetivo de fortalecer a saúde bucal no município. Os residentes e servidores da Fundação Dr. Thomas foram os primeiros a receber os atendimentos da estrutura.

A unidade oferta todos os procedimentos de saúde bucal da Atenção Primária, entre eles exame clínico, curativo, restauração, extração, entre outros. A estrutura dispõe de equipe profissional, insumos e equipamentos, além de gerador de energia e reservatório de água, para autonomia de funcionamento.

O equipamento itinerante oferta atendimentos de forma prioritária para usuários e populações em vulnerabilidade social, inclusive idosos com dificuldade de locomoção, pessoas em situação de rua e Pessoas com Deficiência (PcDs).

— — —  

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa