No ‘Dia do Homem’, Prefeitura de Manaus intensifica oferta de serviços de saúde

Por Prefeitura de Manaus

15/07/2025 17h04

Icone audio
Ação #paratodosverem – Usuários de unidade de saúde participando de ações em comemoração ao Dia do Homem

Uma programação especial da Prefeitura de Manaus, com a oferta de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, exame de glicemia capilar e ações de sensibilização de saúde movimentou as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta terça-feira, 15/7, em comemoração ao “Dia do Homem”.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Alfredo Campos, no bairro Zumbi dos Palmares, na zona Leste, promoveu uma ampla ação para conscientizar o segmento masculino acerca da importância do autocuidado. As atividades foram desenvolvidas para contribuir na quebra de crenças que prejudicam a saúde dos homens. A concepção de que autocuidado pode sinalizar fraqueza é uma das principais barreiras.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, reitera que os serviços de saúde estão disponíveis durante o ano inteiro nos estabelecimentos de saúde da rede municipal. “Mesmo para aqueles usuários que têm dificuldade de buscar os serviços no horário comercial, temos a alternativa das unidades que funcionam em horário ampliado, até as 20h, e aos sábados, até o meio-dia, nas quais eles podem ter acesso a uma série de serviços que tem um papel importante na prevenção de doenças e agravos”, assegurou.

Na programação da USF Alfredo Campos, além das ações de saúde, o trabalho de sensibilização por meio de palestras, rodas de conversa e abordagem dos usuários na sala de espera foi intensificado.

A diretora do Disa Leste, Rosângela Castro, avalia que a sensibilização já começa a mostrar algumas mudanças positivas.

“Aos poucos, estamos percebendo uma presença maior dos homens nas unidades. E sempre buscamos compreender suas dificuldades e apontar as soluções para que eles atualizem seu cartão vacinal, façam testes rápidos, busquem atendimentos para evitar uma série de condições que podem comprometer sua vida”, reforçou.

A diretora da USF Alfredo Campos, Ângela Moreira, ressaltou que ações como a de hoje são importantes para reduzir as resistências. “Os homens se preocupam muito em ser provedores das famílias, mas é fundamental que percebam que cuidar da saúde é um investimento na vida deles”, acentuou.

O autônomo Juscelino Guimarães foi até a USF Alfredo Campos e participou ativamente das ações de educação em saúde. Para ele, a iniciativa serviu para quebrar sua resistência. “Estamos tão preocupados em conseguir sustentar a família que esquecemos de fazer exames para saber se somos hipertensos ou se temos diabetes, o que é muito sério. Todos nós precisamos de cuidado”.

A programação relacionada ao “Julho Azulado” segue até o fim deste mês nas unidades da Semsa.

— — —

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Valdo Leão/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCmCHt