PrincipalEscola de Saúde Pública (ESAP)

Programa de Apoio à Iniciação Científica

O PAIC – ESAP/Semsa é um programa institucional apoiado com recursos financeiros e bolsas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) para o desenvolvimento de pesquisas científicas em cenários de práticas da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

A FAPEAM repassa a bolsa diretamente ao estudante de graduação, que é selecionado pela ESAP/Semsa em cada edição.

A gestão do Programa, acompanhamento dos bolsistas e dos projetos é de responsabilidade do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Inovação da ESAP/Semsa.

Geral

Fomentar a pesquisa científica, viabilizando a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação de discentes de graduação no campo da pesquisa e fazendo com que, futuramente, se desperte o interesse destes para a Pós-Graduação Stricto Sensu.

Específicos

Despertar e incentivar a vocação científica entre estudantes de graduação, de instituições públicas e privadas da cidade de Manaus – AM;
Consolidar o grupo de pesquisa da ESAP/Semsa;
Formar novos Grupos de Pesquisa na Semsa, estimulando a participação de profissionais de saúde e de discentes em pesquisas e eventos científicos que envolvam, prioritariamente, temas na linhas de pesquisa de Atenção Primária à Saúde; Educação, Promoção e Comunicação na Saúde; Políticas Públicas na Amazônia e Vigilância em Saúde;
Propiciar ao bolsista o estudo e o aprendizado de metodologias de pesquisa científica, bem como estimular o pensamento crítico dos estudantes de graduação;
Colaborar com o aumento da produção científica na ESAP/Semsa;
Realizar acordos de cooperação com universidades, instituições, organizações e redes de pesquisa.

Grupo de Pesquisa/ESAP

Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Saúde na Amazônia