Em evento de integração, Semsa Manaus destaca carreira e valorização do servidor
25/03/2025 16h19


O evento de integração de 745 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aprovados no concurso público de 2021 e empossados recentemente para atividades assistenciais e administrativas, teve como foco a carreira e a valorização do profissional no serviço público. Reunindo gestores de diversas áreas, em especial da Gestão e Regulação do Trabalho, o encontro foi realizado nesta terça-feira, 25/3, no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A diretora de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde da Semsa, Mircleide Santana da Silva, explicou que o evento promovido para integração é realizado como uma estratégia para acolher os novos servidores e facilitar a adaptação no ingresso na rede municipal de saúde, sendo um momento para esclarecer sobre a estrutura de funcionamento da Semsa, com foco nas áreas de recursos humanos.
“O grupo de 745 servidores envolve aqueles nomeados entre abril de 2024 a março de 2025, em diversas categorias, como médicos, cirurgiões dentistas, enfermeiros, assistentes em administração, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Essa é uma oportunidade para reunir os servidores que ingressam no serviço e esclarecer dúvidas”, explicou Mircleide, informando que 2.888 pessoas já foram nomeadas do concurso até o momento.
O conteúdo programático incluiu os temas como: Estrutura Organizacional (missão, visão, valores e competências da Semsa); Gestão e Regulação no Trabalho; Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios; Manausmed; Estágio probatório, avaliação de desempenho e desenvolvimento de carreira; Estatuto do Servidor; Ética e conduta profissional; Previdência Social; Comunicação Institucional; Escola de Saúde Pública (Esap); e Atenção Primária.
A técnica de enfermagem Vivianne Brandt ingressou na Semsa com nomeação em concurso no mês de setembro do ano passado e hoje atua na gerência de Atenção à Saúde no Distrito de Saúde (Disa) Rural. Participando do evento com os servidores, Vivianne Brandt apontou a importância do concurso público para a qualidade do atendimento.
“A estabilidade do concurso ajuda a manter um planejamento e a continuidade do trabalho que é oferecido para a população. Hoje, esse evento vai ajudar a entender melhor nossos direitos e deveres, de forma que a gente possa atuar segundo o que é pedido pela Semsa na Atenção Primária”, enfatizou Vivianne
Atuando no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o biólogo Yuri de Souza Andrade Pastor Almeida, com mestrado em Botânica, assumiu o cargo no mês de dezembro de 2024 e disse que a integração é importante para compreender melhor sobre a atuação da secretaria.
“Geralmente, o biólogo atua de forma específica em sala de aula ou na área acadêmica com mestrado, doutorado e pesquisa. Então, no CCZ há uma aplicação nova para mim, com muitas atribuições diferentes, mas a gente sente que está fazendo uma contribuição eficiente para a população. A integração é um bom começo para aprender as regras básicas do serviço público e sobre a estrutura da Semsa para a continuidade do trabalho”, afirmou Yuri Almeida.
Abertura
A programação do evento contou com a participação do prefeito David Almeida, que destacou a importância dos novos servidores para o trabalho que a Prefeitura de Manaus e a Semsa têm executado na ampliação da cobertura da Atenção Primária em Saúde (APS) na capital amazonense.
“Quando assumimos a prefeitura, em plena pandemia da Covid-19, Manaus tinha 46% de cobertura na Atenção Primária. Quatro anos depois, estamos chegando a 91% de cobertura. Para ter esse avanço, foi tomada a decisão da realização do concurso público da Semsa, o que possibilitou o funcionamento de novas Unidades de Saúde e a ampliação na oferta dos serviços”, apontou David Almeida.
O prefeito lembrou ainda que 100% dos candidatos aprovados dentro do número de vagas no concurso já foram convocados, assim como 44,69% dos candidatos do Cadastro de Reserva.
“Todos os servidores aqui, agora fazem parte da secretaria de saúde de Manaus, que hoje é a número entre todas as secretarias das capitais brasileiras em serviços da APS, de acordo com indicadores do Ministério da Saúde. São servidores aprovados no concurso por mérito próprio. Como gestão, temos que proporcionar as condições, estrutura e financeiro, para a atuação dos servidores, que agora têm o compromisso de dedicação diária à população com o melhor atendimento possível”, afirmou o prefeito.
Durante o evento, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reafirmou a importância do acolhimento e integração dos novos servidores da rede municipal, incluindo as orientações sobre a estrutura de funcionamento da Semsa.
“Esse é um momento para que os novos servidores conheçam seus direitos e deveres, mas também para mostrar que estamos todos juntos no enfrentamento ao desafio de realizar a Atenção Primária em Manaus. E é importante que todos nós, como servidores da saúde, tenhamos consciência da responsabilidade de fazer o melhor para a saúde pública”, afirmou Shádia Fraxe.
Texto: Eurivânia Galúcio/Semsa
Foto: Divulgação/Semsa