Castramóvel da prefeitura abre agendamento para cirurgias de cães e gatos no bairro Santa Etelvina
12/08/2025 15h53


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza, na próxima semana, uma ação de castração no bairro Santa Etelvina, zona Norte, com a ofertada de 320 vagas para cirurgias gratuitas de esterilização de cães e gatos, a serem realizadas em uma unidade móvel do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, o castramóvel.
Os tutores que desejam castrar seus pets devem fazer o agendamento das cirurgias nesta sexta-feira, 15/8, a partir das 8h30, no castramóvel do CCZ Manaus, localizado no complexo esportivo Amadeu Teixeira, na avenida 17 de Março, s/nº, próximo ao terminal de ônibus do Santa Etelvina. No local, o usuário deverá apresentar cópias do documento oficial de identidade, CPF e comprovante de residência, não sendo necessário levar o animal para o agendamento.
O gerente do CCZ Manaus, veterinário Rodrigo Araújo, informa que a castração é ofertada a caninos e felinos, machos e fêmeas, a partir dos cinco meses de idade e saudáveis. “Os tutores devem garantir que o animal esteja livre de carrapatos e outros parasitas, pois eles trazem risco de complicações ou mesmo de óbito após a castração. Se for detectada uma infestação, os técnicos do CCZ não irão realizar a cirurgia”, alerta.
Conforme Rodrigo, cada tutor terá direito a até duas senhas para castração. Das vagas ofertadas na ação, a maior parte é destinada a felinos, gatos e gatas. As cirurgias serão realizadas no período de 17 a 22/8, na unidade móvel do CCZ, no mesmo endereço do agendamento.
“Também no castramóvel vamos ofertar a vacinação contra a raiva de cães e gatos, com idade a partir de três meses, sem a necessidade de agendamento. O serviço é gratuito e estará disponível nos dias 17 a 21 deste mês, das 9h às 12h”, complementa o gerente.
Combate à esporotricose
Conforme Rodrigo Araújo, o serviço de castração integra as estratégias da Prefeitura de Manaus para o controle e prevenção da esporotricose, micose subcutânea capaz de afetar tanto animais quanto humanos.
“Realizamos uma ação na zona Leste, no último mês, e realizamos agora na zona Norte, pois nessas áreas tem havido aumento de casos da doença em pessoas e animais. E devemos ampliar essa estratégia para todas as zonas, com o apoio das unidades móveis do CCZ”, relata.
Rodrigo explica que a esporotricose é causada pelo fungo do gênero Sporothryx, encontrado no solo, em espinhos de arbustos, em árvores e vegetação em decomposição. A castração de caninos e felinos, assinala o veterinário, tem um papel indireto, mas importante na prevenção da doença, ao diminuir as brigas dos animais por território e contribuir na redução da população de animais em situação de rua.
“Isso diminui a exposição dos animais ao fungo que está no solo e na vegetação, e favorece a guarda responsável e a redução do abandono de animais na cidade”, assinala.
Ao lado das estratégias de vigilância e prevenção, o CCZ Manaus realiza atendimento veterinário, exame de diagnóstico, medicação para o tratamento da esporotricose animal e remoção para eutanásia, destinada a casos graves e sem possibilidade de tratamento.
Informações
Para informações adicionais ou dúvidas sobre a castração e outros serviços ofertados pelo CCZ Manaus, os usuários podem entrar em contato com a unidade, via Whatsapp, pelo número (92) 98842-8359. Denúncias ou notificações de casos de esporotricose animal podem ser feitas pelo (92) 98842-8484.
O atendimento no CCZ ocorre de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 16h.

— — —
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa