Prefeitura de Manaus retira 200 metros cúbicos de sedimento por dia em igarapé na zona Centro-Sul

15/03/2024 13h10

Desassoreamento
#paratodosverem – Máquina da Seminf realizando o desassoreamento do igarapé na rua Celso Machado, na comunidade Santa Cruz, no bairro Flores, zona Centro-Sul

Por dia, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), retira 200 metros cúbicos de sedimento de igarapé na rua Celso Machado, na comunidade Santa Cruz, no bairro Flores, zona Centro-Sul. As equipes trabalham, nesta sexta-feira, 15/3, no trecho com o serviço de desassoreamento e intensificam a limpeza do leito.

“Nessa gestão, com a determinação do prefeito David Almeida, estamos priorizando as limpezas, dragagens e desassoreamentos dos igarapés, serviço que sempre foi importante, mas era esquecido. Agora estamos empenhando nossos esforços para trabalharmos nos igarapés da nossa Manaus e poder mudar a realidade e amenizar as dores que a população já enfrenta quando esses igarapés transbordam”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.

A equipe irá trabalhar em aproximadamente um quilômetro de extensão do igarapé, que inicia no bairro Terra Nova e termina no bairro Flores.

O aposentado Antenor da Silva, de 70 anos, relata as dificuldades que enfrentou durante seis anos de moradia. “Quem chega agora aqui e olha tudo sequinho com sol, não tem ideia de como fica quando chove. Eu precisei subir um metro e meio da minha casa, para a água não alcançar mais, porque a primeira chuva que deu, eu perdi tudo, e a comunidade também. Não tinha para onde correr”, conta o aposentado.

A equipe da Seminf realiza a limpeza com o apoio de 10 caçambas e uma escavadeira hidráulica. A obra deve durar em torno de 90 dias e irá melhorar o fluxo das águas principalmente nos dias de chuva, evitando as temidas alagações.

Texto – Rayana Coutinho / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf