Prefeitura realiza a 5ª edição do ‘Manaus Mais Cidadã’ na zona Oeste neste sábado, 20/4

18/04/2024 12h40

Manaus Mais Cidadã
#paratodosverem – Público recebendo atendimentos diversos durante mutirão de serviços do “Manaus Mais Cidadã”

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realiza, neste sábado, 20/4, a partir das 8h30, a 5ª edição do mutirão de serviços ’’Manaus Mais Cidadã’’. Desta vez, os mais de 30 parceiros da iniciativa se reunirão na escola municipal Santa Rosa ll, na comunidade Parque das Tribos, bairro Tarumã-Açu, na zona Oeste da cidade.

Em um único espaço, secretarias municipais, estaduais, Organizações de Sociedade Civil (OSC) e outras entidades do poder público oferecerão à população mais de cem serviços públicos totalmente gratuitos. A ação visa ainda celebrar o Dia dos Povos Indígenas, comemorado no dia 19 de abril, garantindo o acesso a direitos básicos à maior comunidade indígena da capital.

De acordo com a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc e atual coordenadora do programa “Manaus Mais Cidadã”, Graça Prola, a iniciativa, além de aproximar os diversos serviços da população que necessita, reforça a importância da presença do poder público nas áreas onde existem os vazios de unidades públicas.

“Para nós, é muito importante realizar essa ação no Parque das Tribos, pois, além de celebrar o Dia dos Povos Indígenas, buscamos assegurar o acesso a serviços essenciais aos comunitários. É uma maneira de ressaltar que a gestão municipal está presente em favor das garantias da população em situação de vulnerabilidade social”, afirmou.

Entre os serviços oferecidos destacam-se os relacionados ao Cadastro Único, seja na atualização ou inserção, serviços de saúde (dentista, oftalmologista, ginecologista, vacinação, pediatra, entre outros), emissão de documentações básicas, como 2ª via de Certidão de Nascimento e CPF, além de inscrição para programas sociais do governo federal, entre outros.

Parceiros

Coordenado pela Semasc, o programa “Manaus Mais Cidadã” conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Semsa), do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (Semmasclima), de Limpeza Urbana (Semulsp), de Infraestrutura (Seminf), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Administração e Planejamento (Semad), de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), de Relações Institucionais e Promoção de Igualdade Racial (Semuripir) e de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), da Fundação Manaus Esporte (FME), da Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), da Fundação Dr. Thomas (FDT), da Casa Militar, da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), da Amazonas Energia, do Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM), das agências da Organização das Nações Unidas (ONU) com escritórios em Manaus e Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Texto – Igor Costa / Semasc

Fotos – João Viana / Arquivo Semcom