Prefeitura realiza cerimônia ‘Galeria de Honra’ para homenagear profissionais destaques de 2023

13/12/2023 12h10

Galeria de Honra 2023
#paratodosverem – Secretária de Educação e servidores municipais reunidos em frente à Galeria de Honra da Semed

Os profissionais destaques da rede municipal de ensino que, ao longo deste ano, estiveram à frente de ações de grande relevância que revolucionaram e impactaram a educação com práticas exitosas foram homenageados durante a solenidade “Galeria de Honra 2023”, realizada, na noite desta terça-feira, 12/12, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A ação aconteceu no auditório da Semed, localizado no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A honraria é uma forma da Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, homenagear e reconhecer o trabalho de servidores atuantes e comprometidos com o sucesso das ações da rede municipal de ensino de Manaus neste ano.

“Essa é uma noite memorável, é uma noite de honra, de tapete vermelho. E famílias, tenham muito orgulho dessas pessoas, dos familiares de vocês que estão sendo prestigiados, porque não é fácil viver, sobreviver e permanecer fazendo educação e educação pública neste país, neste Estado, neste município. Então, essas pessoas que aqui estão, são muito merecedoras de todo agradecimento, de toda gratidão dessa gestão, que prima pelo trabalho em conjunto e, por isso, está dando certo, porque contamos com pessoas iguais a vocês, comprometidas e esforçadas com a educação de Manaus”, destacou a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida.

A ação também faz parte da Meta 7 do Plano Municipal de Educação, que estabelece, dentre outros critérios, a valorização dos profissionais da educação de Manaus.

Ao todo, 33 profissionais farão parte da Galeria de Honra, sendo três da área administrativa, 23 entre pedagogos, gestores escolares e professores, além de sete servidores que atuam como assessores e chefes da sede e de Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed. Os homenageados foram agraciados com placas, certificados de Honra ao Mérito e computadores.  As fotos dos profissionais homenageados ficarão expostas no hall de entrada da sede do órgão de educação municipal ao longo de 2024.

Uma das homenageadas foi a gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Irmã Evelina Trindade, Luzanira Aguiar. Ela disse que o evento foi emocionante e que se sentiu lisonjeada com a honraria.

“A galeria de honra é um evento muito emocionante, muito esperado por todos os profissionais da secretaria. Então, é uma honra estar participando desta ação, ser uma entre os servidores homenageados. Isso é um gesto de valorização ao servidor proporcionado pela Semed. Eu não tenho palavras, estou muito feliz”, descreveu a gestora.

Neste ano, pela primeira vez na Galeria de Honra foi homenageado uma chefe de DDZ da Semed. “Ser reconhecida, neste momento, por um trabalho que já desenvolvemos durante muitos anos e no meu caso, um trabalho, exclusivamente com os nossos gestores, trabalhando a questão da liderança, é gratificante e nos motiva para estarmos ainda mais focados pela qualidade de ensino nas escolas da rede municipal, em especial nas unidades da DDZ Sul”, disse a chefe da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento.

Outro profissional homenageado foi o secretário do Cmei Poeta Manoel Bandeira, Richard Moreira. “Eu estou na secretaria há 11 anos e é a primeira vez que faço parte de algo assim, que sou homenageado desta forma. Então, para mim é muito significativo e marcante esse momento. Agradeço a Deus, em primeiro lugar, e em segundo lugar a todos os colegas da minha escola que fizeram parte desta conquista, que não é só minha, mas sim de toda a escola na qual trabalho”, salientou.

Programa Educa+Manaus

Durante a cerimônia, 21 profissionais que atuaram em ações do Programa Educa+Manaus também receberam placas de Honra ao Mérito pelo empenho e dedicação junto ao projeto, que foi implantado neste ano, para fortalecer as ações pedagógicas da Semed e para alavancar a rede municipal de ensino em nível nacional na educação básica.

“Parabéns a você que foi contemplado, que faz educação todos os dias, e à secretária Dulce Almeida, que tem esse olhar humano e que sempre busca reconhecer e valorizar o trabalho dos nossos profissionais, assim como nosso prefeito David Almeida”, concluiu o subsecretário de Gestão Educacional, Junior Mar.

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Mário Oliveira / Semed