Prefeito participa de cerimônia em homenagem ao Dia do Marinheiro

13/12/2023 12h34

#paratodosverem – Prefeito de Manaus e comandantes navais durante cerimônia do Dia do Marinheiro

Em homenagem ao Dia do Marinheiro, celebrado, nesta quarta-feira, 13/12, o prefeito de Manaus, David Almeida, participou da cerimônia em alusão a data, promovida pelo Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), na orla da praia da Ponta Negra, zona Oeste. Durante a solenidade, o chefe do Executivo municipal recebeu a Medalha “Mérito Tamandaré”, destinada a personalidades militares e civis que prestaram relevantes serviços e fortalecimento em prol da Marinha do Brasil.

“É uma honra receber esta condecoração em uma celebração como a de hoje, que tem grande importância não só para as atuais gerações de marinheiros, mas também para os brasileiros de todos os tempos”, disse Almeida.

O evento que celebra o aniversário do Patrono da Marinha, Marquês de Tamandaré, contou com apresentação da banda de música dos Fuzileiros Navais e com a imposição da Medalha Mérito Tamandaré, além de demais autoridades, instituições, personalidades civis e militares.

Almirante Tamandaré

Nascido em 13 de dezembro de 1807, Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil e participou de episódios decisivos na formação do país, a exemplo de lutas pela Independência do Brasil e da Guerra do Paraguai.

Além de militar exemplar e exímio marinheiro, o Almirante Tamandaré teve trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem Nação Brasileira, cujos interesses sempre estiveram acima de sua própria vontade e de seus interesses pessoais.

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Assessoria / Com9ºDN

Fotos – Ruan Souza / Semcom