CMS prorroga até o dia 8 de abril as inscrições para a Conferência de Saúde Mental

06/04/2022 15h29

A comissão organizadora da II Conferência Municipal de Saúde Mental prorrogou, até sexta-feira, 8/4, as inscrições para o evento. Os interessados em participar devem acessar o link https://forms.gle/iArskFvBnHgx6Gfq9 e preencher o formulário de pré-inscrição.

Coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Conferência será realizada nos próximos dias 19 e 20, reunindo usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e também entidades e movimentos da sociedade civil que integram a Rede de Atenção Psicossocial em Manaus.

Estão sendo oferecidas 400 vagas, das quais 340 para delegados (25% de gestores, 25% de trabalhadores e 50% de usuários do SUS) e outras 60 para convidados e organizadores.

O presidente do CMS, Jorge Carneiro, explica que a prorrogação do prazo de inscrições tem o objetivo de permitir a participação mais ampla de todos os segmentos da população e a discussão de propostas e diretrizes que vão nortear a política pública municipal de saúde mental e também definir as propostas, além dos delegados que as defenderão na próxima etapa da conferência, que é a estadual.

“É extremamente importante a participação da sociedade, para que as escolhas que forem feitas representem os anseios da população no sentido de garantir as medidas necessárias voltadas à atenção psicossocial”, enfatizou o presidente.

Durante a Conferência local serão elaboradas propostas nos eixos temáticos: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A conferência será realizada de modo virtual, por meio da plataforma Zoom.

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa