Solenidade marca posse dos novos Conselheiros Municipais de Educação para o biênio 2023-2025

17/08/2023 16h23

Uma cerimônia com representantes da educação pública, privada e associação de pais e mestres marcou a posse dos novos conselheiros titulares para o biênio de 2023/2025, no Conselho Municipal de Educação (CME). O evento foi realizado nesta quinta-feira, 17/8, no Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, no centro de Manaus. No total, foram empossados nove conselheiros titulares e nove suplentes.

O CME é um órgão colegiado representativo da comunidade, integrante do Sistema Municipal de Ensino, vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semed) e subordinado ao chefe do Poder Executivo.

O diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Anézio Mar, representou a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida. “Em nome da secretária Dulce Almeida, quero parabenizar os novos conselheiros municipais e o presidente do Conselho. É uma grande honra participar dessa cerimônia que é muito representativa, afinal ter um Conselho Municipal de Educação permite com que a gente estreite cada vez mais laços com a sociedade, em relação a políticas educacionais”, mencionou Anézio.

Os novos conselheiros representam o ensino público municipal, estadual, superior, privado, associação de pais, mestres, comunitários ou Conselho Escolar, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) e da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A rede municipal de Educação terá dois representantes durante esse biênio, onde devem traçar metas para o processo de ensino aprendizagem. “No contexto educacional, teremos dois anos que serão muito importantes e decisivos, vamos traçar e fazer parte de um processo em que vamos aprovar ou deliberar transições de planos municipais e também nacionais”, explicou a nova conselheira e chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, Josseane Costa.

O professor Evaldo Bezerra terá o mandato reconduzido até 2025. “É muito bom poder continuar fazendo parte do conselho e representar a rede municipal de Educação. Essa é uma grande responsabilidade, porque temos a função de trabalhar as questões da parte educacional e administrativa da Semed e como representante estamos aqui para fazer o nosso trabalho com a lisura que requer dentro do Poder Legislativo, porque trabalhamos muito a questão da legislação e ainda a consultiva, onde é muito importante dialogar com todos os setores dentro da Semed e também com os representantes”, afirmou Evaldo, que também é coordenador do “Educa+Manaus”, da Semed.

Este também é o último mandato do presidente do CME, Tiago Lima e Silva, e emocionado, ele se despediu do cargo. “A minha fala é só de agradecimento. Agradeço as redes municipal e estadual de educação por terem me dado a oportunidade de representá-las durante esses anos. O que eu posso dizer para as duas instituições é que eu me esforcei ao máximo para dar conta a essa missão confiada a mim, mas minha trajetória termina aqui”.

O novo presidente do Conselho será eleito pela votação dos novos conselheiros.

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed