CMS e Semsa preparam posse de conselheiros locais de saúde para o triênio 2023-2026

31/08/2023 14h31

O Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vão realizar nesta sexta-feira, 1º/9, no Centro Cultural Aníbal Beça (Cetam Leste), no bairro Novo Aleixo, das 8h às 12h, a cerimônia de posse de 185 conselheiros locais de saúde que irão atuar na zona Leste de Manaus.

Os novos conselheiros participaram do processo eleitoral realizado no mês de agosto, envolvendo gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e vão compor 22 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), atuando de forma vinculada a 22 unidades de saúde da rede municipal na zona Leste, para o mandato 2023-2026.

O vice-presidente do CMS/Manaus, conselheiro Hellyngton Monteiro de Moura, explica que, além da zona Leste, estão programadas as cerimônias de posse de novos conselheiros locais nas zonas Norte, Sul, Oeste e Rural.

“Ao todo, o processo eleitoral garantiu a composição de 73 Conselhos Locais de Saúde no município de Manaus, com a eleição de 663 conselheiros locais de saúde, que vão atuar junto a 73 Unidades de Saúde”, informou o conselheiro.

Na zona Norte, serão empossados 146 conselheiros locais no dia 11 de setembro, compondo 11 CLSs; a posse de 98 conselheiros na zona Oeste, compondo 14 CLSs, vai ocorrer dia 12 de setembro; no dia 13 de setembro, haverá a posse de 194 conselheiros locais na zona Sul, que irão atuar em 18 CLSs; na zona rural, dia 14 de setembro, haverá a posse para 40 conselheiros para atuação em oito CLSs.

“A meta inicial do CMS/Manaus era para composição de 76 Conselhos Locais de Saúde e por isso serão organizadas eleições complementares. Esse processo é muito importante para os três segmentos, trabalhadores, gestores e usuários do SUS, representando o fortalecimento do controle social na saúde pública. Os conselheiros locais atuam dentro da Unidade de Saúde, fiscalizando os serviços, verificando o que pode ser melhorado, apurando as reclamações dos usuários para que seja possível fazer as cobranças junto à gestão”, destacou Hellyngton Moura.

Em Assembleia Ordinária, realizada na última quarta-feira, 30/8, o colegiado do CMS/Manaus homologou o resultado da eleição. A lista das entidades e dos candidatos eleitos no processo eleitoral pode ser consultada na Edição 5658 do Diário Oficial do Município (DOM), publicado no dia 25 de agosto de 2023, no link  http://dom.manaus.am.gov.br .

Composição

A composição dos CLSs é paritária com 50% dos membros representantes dos usuários, 25% representantes de gestores e 25% representantes de trabalhadores do serviço de saúde. Em unidades de saúde com até 40 servidores, o CLS é composto por quatro membros; entre 41 a 80 servidores, a composição é de oito membros; a partir de 81 servidores, o CLS tem composição de 12 membros.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa