Prefeitura reforça monitoramento em via regulamentada para a zona máxima de restrição

27/02/2024 15h11

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), conduziu, nesta terça-feira, 27/2,  uma operação de fiscalização de veículos pesados na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul da cidade. A via, regulamentada como zona máxima de restrição para veículos de grande porte, foi o foco do monitoramento para garantir o cumprimento das normas de trânsito e segurança.

O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, comentou sobre a operação e destacou a importância da ação: “Precisamos reforçar o monitoramento e proporcionar maior segurança viária e ordenamento urbano. A avenida Constantino Nery é um importante corredor viário da cidade e estratégico para o fluxo de tráfego em nossa capital, e é fundamental que as regras estabelecidas sejam respeitadas para a segurança de todos”, informou Ventilari.

Durante a operação, cerca de 35 veículos pesados foram autuados por violações relacionadas ao horário e peso permitidos para circulação na área. “Essas infrações não são apenas questões de regulamentação, elas têm implicações diretas na segurança dos pedestres, na integridade do asfalto e na fluidez do tráfego. Veículos pesados circulando fora do horário e peso estipulados podem causar sérios riscos e congestionamentos”, completou Ventilari.

A ação conduzida pelo IMMU é um exemplo claro do empenho da prefeitura em garantir a observância das normas de trânsito, visando criar um ambiente urbano mais seguro e bem ordenado. Além disso, faz parte de um conjunto abrangente de estratégias implementadas pela prefeitura e pelo IMMU, todas destinadas a aprimorar a mobilidade urbana e assegurar que as ruas e avenidas da cidade sejam seguras e facilmente transitáveis para a população.

Zona máxima

Os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de 8 toneladas são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira. As medidas são estratégicas, pois visam reduzir o congestionamento em horários de pico e prevenir o desgaste excessivo do pavimento, contribuindo para a preservação da infraestrutura viária e para a segurança de todos que compartilham o espaço urbano.

—- —- —-
Texto – Marcelo Lima / IMMU