Prefeitura de Manaus realiza ação de limpeza no igarapé do Franco

08/03/2024 15h31

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), promoveu, nesta sexta-feira, 8/3, uma ação de limpeza no Igarapé do Franco, localizado na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste da cidade. A operação envolveu a remoção de lixo, entulho, garrafas PET, sacos plásticos e vegetação excessiva, com a utilização de uma balsa, botes, telas de proteção e uma equipe de aproximadamente 70 servidores.

O objetivo principal da iniciativa foi melhorar as condições ambientais do igarapé, visando a preservação dos recursos naturais, a prevenção de enchentes e o combate a possíveis focos de proliferação de doenças. Por meio da remoção de resíduos sólidos e do desassoreamento do curso d’água, a prefeitura busca garantir a fluidez adequada do igarapé, reduzindo assim o risco de alagamentos durante os períodos de chuvas.

A equipe responsável pela limpeza utilizou equipamentos como botes e uma balsa, que facilitaram o acesso às áreas de difícil alcance. Os trabalhadores, devidamente equipados e treinados, realizaram a remoção manual dos detritos e a poda do mato em áreas específicas.

Segundo o secretário da pasta, Sabá Reis, esta ação faz parte de um plano abrangente de limpeza dos igarapés da cidade. Ele destacou a importância da participação da população, e da conscientização sobre a destinação correta dos resíduos, evitando assim a poluição dos igarapés. “Se todos colaborarem, vamos poder enfim viver em um ambiente mais agradável e oferecer para os nossos filhos um futuro melhor. Estamos todos os dias nas ruas fazendo o nosso trabalho, esperamos que a população colabore”, disse.

Além dos serviços dentro do córrego, uma segunda equipe utilizando escovões, e um carro-pipa, realizaram de ponta a ponta a lavagem da mureta de proteção, higienizado o espaço por onde passam os moradores. Seu Miguel Santos, morador do bairro, agradeceu o serviço. “Esse serviço de limpeza faz um bem para nós que vocês nem imaginam. Parabéns, prefeitura”, salientou.

A ação de limpeza no Igarapé do Franco representa um passo importante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Manaus, bem como para a preservação do meio ambiente. A conscientização sobre a importância do descarte correto dos resíduos, evita que o lixo chegue até as orlas dos rios e igarapés, preservando o meio ambiente e a sociedade como um todo.

— — –
Texto e Fotos – Divulgação / Semulsp