Fiscalização da prefeitura autua 14 veículos por irregularidades na zona de restrição em Manaus

19/01/2024 11h24

Operação de fiscalização

Em mais uma ação de fiscalização realizada pela Prefeitura de Manaus, através do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), nesta sexta-feira, 19/1, na avenida Mário Ypiranga, zona Centro-Sul da cidade, 14 veículos de grande porte foram autuados por trânsito irregular na zona máxima de restrição. Os veículos, flagrados durante a operação, estavam circulando sem o documento de Autorização Especial de Trânsito (AET), infringindo a legislação de trânsito vigente para aquela via.

O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, destacou a importância dessa fiscalização. “Estas ações são fundamentais para assegurar a segurança nas vias e o cumprimento das normas estabelecidas. A presença de veículos de grande porte sem o AET em zonas de restrição não só viola as regras de trânsito, mas também coloca em risco a segurança de pedestres e outros motoristas”, explicou.

A zona onde ocorreu a fiscalização é conhecida por ter um fluxo intenso de veículos e por ser uma área com restrições específicas para circulação de veículos pesados. A exigência do AET para veículos de grande porte nessas áreas visa a proteção da infraestrutura viária e a minimização de riscos de acidentes.

As infrações registradas acarretam multas e podem resultar em outras penalidades, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O IMMU reforça que as operações de fiscalização continuarão a ser realizadas regularmente, visando garantir a ordem e a segurança no trânsito da cidade.

“É imprescindível que os proprietários e condutores desses veículos estejam atentos às normativas e obtenham a documentação necessária para a circulação em áreas restritas. A colaboração de todos é crucial para manter a fluidez e a segurança no trânsito de Manaus”, reitera Ventilari.

Esta ação do IMMU reafirma o compromisso do órgão em promover uma mobilidade urbana segura e eficiente, e serve como um lembrete para que as normas de trânsito sejam respeitadas, contribuindo sempre para a prevenção de acidentes.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Foto – Divulgação / IMMU