Prefeitura realiza ação para monitorar fluxo de veículos pesados em áreas de Zona Máxima de Restrição

03/04/2024 14h20

#paratodosverem – Agente do IMMU realizando abordagem em caminhão

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou as fiscalizações em áreas de Zona Máxima de Restrição para os veículos pesados que circulam fora dos horários e limites de peso permitidos. Nesta quarta-feira, 3/4, a ação aconteceu na avenida Constantino Nery. A medida visa garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito na capital amazonense.

A operação resultou na autuação de dez caminhões por violações das normas . Além disso, 13 autuações foram aplicadas por diversas outras infrações. Em uma fiscalização similar realizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, mais três caminhões foram flagrados descumprindo as normativas.

Segundo o diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, a iniciativa faz parte de um esforço contínuo para assegurar que as normas de trânsito sejam respeitadas, especialmente em vias estratégicas para o fluxo na cidade.

“Nosso objetivo não é apenas aplicar penalidades, mas principalmente promover a conscientização dos motoristas sobre a importância de seguir as regras estabelecidas para um trânsito mais seguro para todos”, destacou Ventilari.

Além das ações de fiscalização, a operação se destaca pela iniciativa de conscientização, com o IMMU promovendo a educação no trânsito como ferramenta fundamental para a mudança de comportamento dos motoristas.

Zona Máxima de Restrição

A Zona Máxima de Restrição proíbe a circulação de veículos pesados nas avenidas Mário Ypiranga Monteiro, Djalma Batista, Constantino Nery, Paraíba, Umberto Calderaro e mais dez vias na área central da cidade.

Os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de oito toneladas são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU