Alça que vai interligar avenidas Autaz Mirim e Camapuã no projeto do viaduto Rei Pelé começa a ser concretada

04/04/2024 16h27

#paratodosverem – imagem da colocação do tabuleiro na alça do viaduto Rei Pelé

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), deu início à confecção do tabuleiro sobre a alça que interligará as avenidas Autaz Mirim e Camapuã, na zona Leste da cidade. A etapa faz parte do projeto de construção do viaduto Rei Pelé, que deve aliviar a retenção de veículos no ponto de confluência das avenidas, na rotatória do Produtor.

Nesta quinta-feira, 4/4, as equipes atuam na preparação da pré-laje, para, em seguida, concretar o tabuleiro. A pré-laje e as vigas protendidas são moldadas no pátio de vigas, a 900 metros do canteiro de obras, para, depois, serem transportadas para a implantação.

Na avenida Autaz Mirim, é feita a colocação da pré-laje sobre as vigas protendidas, que foram implantadas no último fim de semana. Três peças ficaram pendentes e devem ser colocadas após o remanejamento dos postes de energia elétrica. Após a fase da pré-laje, as equipes avançam para armação e concretagem do tabuleiro.

“O viaduto ganha forma. Já dá para se ter uma ideia do impacto real e muito positivo, por sinal, que essa obra trará à zona Leste. Para se ter uma ideia, durante os estudos de tráfego, constatamos altíssima intensidade no fluxo de veículos desse trecho e a maior parte vem da avenida Autaz Mirim. Na bola do Produtor, há muita retenção em horário de pico do trânsito”, explica o secretário de Obras, Renato Junior.

Em outra frente, é realizado o estaqueamento das laterais da avenida Autaz Mirim, onde, nos próximos dias, a Seminf inicia a escavação da trincheira para construção de uma passagem de nível.

No início dos trabalhos, parte das avenidas Autaz Mirim e Camapuã foram interditadas. O tráfego foi estreitado e, desde então, os condutores passam com cautela no trecho. As vias devem permanecer assim até o fim da obra.

Texto – Alessandra Taveira / Seminf

Fotos – Carlos Oliveira / Seminf