Prefeitura de Manaus realiza a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

19/08/2022 17h06

Com o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, nesta sexta-feira, 19/8, com a realização de um culto ecumênico, a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O encerramento será dia 26 com o workshop “Exposição de Atividades Adaptadas”, no Manauara Shopping, e a programação como um todo contará com atletismo, atividades livres, abertura dos “Jogos Adaptados André Vidal de Araújo”, jogos recreativos, entre outras atividades.

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Anézio Mar, a Prefeitura de Manaus tem toda uma preocupação voltada para a pessoa com deficiência e sempre busca o desenvolvimento da temática na rede municipal de ensino.

“A secretaria tem realizado um redimensionamento das nossas ações pedagógicas e temos implementados projetos dentro da secretaria para que de fato nós consigamos realizar a inclusão como preconiza a Lei Brasileira de Inclusão. Com isso, a gente consegue avançar com o apoio do nosso prefeito, David Almeida, da nossa secretária, professora Dulce Almeida. A cada dia vamos avançar e romper essas barreiras do processo de inclusão dentro de nossa sociedade”, salientou.

A professora da Sala de Recursos, Elizangela Gomes, da escola municipal Tereza Aguiar Abtibol, bairro São Francisco, trabalha com 42 alunos inclusos. Para a educadora, a semana tem todo um significado, mas principalmente já é um trabalho que acontece com os alunos em sua escola.

“Lá na escola, nós temos também a semana da pessoa com deficiência. Iniciou hoje e termina dia 24 de agosto. Os alunos fazem parte do projeto ‘Socializar’, em que toda escola conhece essa programação. Até mesmo, para que as pessoas conheçam o nosso trabalho, e também acreditem que esses alunos possam ter uma melhora no seu dia a dia. É uma semana de sensibilização, que justamente enfatiza essa parte da questão do respeito, da socialização, da adaptação da criança na escola, porque ela vai ter um desenvolvimento melhor até cognitivo e também social”, disse.

A gerente da Educação Especial da Semed, Francemary Maia, destacou a importância da semana, mas principalmente o trabalho que é realizado pela secretaria para atender as pessoas com deficiência dentro da rede municipal de ensino.

“A semana é uma ação nacional, que ocorre anualmente e não é diferente na Prefeitura de Manaus. Nós da Semed trabalhamos essa semana com palestras, atividades esportivas e com workshop. Quero agradecer a nossa secretária Dulce Almeida, que tem dado todo apoio não só para a realização da semana, mas tem um olhar carinhoso para a educação especial, bem como nosso prefeito David Almeida, que não tem medido esforços para trabalhar a educação inclusiva de forma integral”, finalizou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Foto – Cleomir Santos / Semed