Prefeitura de Manaus e instituição parceira celebram o Dia do Autismo

02/04/2024 15h58

#paratodosverem – criança autista abraça pedagoga

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e o Instituto Autismo no Amazonas (IAAM) promoveram, nesta terça-feira, 2/4, uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Autista, com uma série de atividades inclusivas e educativas como futebol de sabão, brinquedoteca, circuito, sala de games e pinturas de rosto. O evento aconteceu na sede do instituto no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul da cidade.

Esta colaboração é resultado de uma parceria estabelecida por meio do Chamamento de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), realizado pela Semed, que tem sido fundamental no atendimento às necessidades da comunidade autista. Através da parceria, a secretaria cede profissionais para o Instituto que, por sua vez, atende a estudantes da rede municipal de ensino no contraturno do ensino regular onde estes estão matriculados.

Atualmente, o Instituto Autismo no Amazonas (IAAM) atende cerca de noventa crianças e adolescentes, oferecendo terapias individualizadas e em grupo conduzidas por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, professores de educação física, nutricionistas e assistentes sociais.

“Esses profissionais dedicados trabalham em dois turnos, de segunda a sexta-feira, para garantir que cada aluno receba o apoio e os cuidados necessários para alcançar seu pleno potencial”, ressaltou a diretora técnica e pedagoga da Semed, Miriam Rodrigues.

Uma das características mais significativas é o foco na inclusão ativa dos alunos autistas na vida escolar e na comunidade em geral.

“Com o apoio do Instituto, o Pedro Henrique teve uma evolução excelente, hoje ele é uma criança totalmente diferente, você pode tocá-lo, abraçá-lo e levá-lo a qualquer lugar. Só tenho a agradecer às professoras e a todos os profissionais envolvidos, pois o Pedro passou por uma transformação incrível”, contou Maria do Perpétuo Socorro Cota, avó da criança.

Texto – Jordana Rodrigues / Semed

Fotos – Ulisson Santos / Semed